Contato assertivo, facilidade e agilidade nas informações e controle das mensagens enviadas em um único lugar. Conheça tudo sobre o WhatsApp Business.

O Whatsapp empresarial, também conhecido como Whatsapp Business, chegou com tudo no mercado para melhorar a comunicação da empresa com o cliente. Afinal, o whatsapp é a ferramenta para contato mais popular no Brasil e é claro que as empresas não poderia ficar de fora disso. Então veremos aqui como funciona, quais as particularidades e como impulsionar a suas vendas através do WhatsApp Business.

Assim como o WhatsApp tradicional, o WhatsApp Business é gratuito e o primeiro passo é a instalação do aplicativo no seu celular.  Trata-se de um app diferente do que já estamos acostumados e a sua versão mais recente está disponível para aparelhos Android e IOS. Para baixá-lo basta acessar o seu Play Store ou Apple Store, pesquisar por “WhatsApp Business” e baixar.

Um detalhe importante é que você sempre deve realizar o envio das mensagens com autorização prévia do cliente, sejam elas automáticas, personalizada ou de listas de transmissão. Essa autorização pode ser dada quanto o cliente entra em contato com a empresa através de um formulário de cadastro.

Quais as configurações principais do WhatsApp Empresarial?


Após baixar o aplicativo você vai preencher diversas informações, aqui vamos tratar das principais configurações que a ferramenta apresenta:

Perfil Comercial:

Perfil Comercial do Painel Integrado

No Perfil comercial você pode incluir informações essenciais como:

  1. Razão Social: Normalmente utilizado o nome fantasia da empresa;
  2. E-mail: Cadastre um e-mail mais genérico como atendimento@ ou contato@, lembre-se que esse e-mail será utilizado para diversos assuntos.
  3. Site: Aqui você tem a opção de cadastrar dois domínios, então aproveite para divulgar páginas diferentes do seu site.
  4. Endereço: O endereço será exibido no Mapa. não deixe de confirmar se a sua localização está correta;
  5. Horário de atendimento: Aqui você informa ao seu cliente o seu horário de atendimento e caso ele se esqueça ou não leia esta informação, você terá o recurso de mensagem de ausência - tema a seguir.

Atenção: Uma vez escolhido o nome da empresa, não é possível alterar.

Respostas Rápidas:

É possível cadastrar respostas automáticas como padrão para facilitar e agilizar o seu contato com o cliente.

  1. Mensagem de ausência: Você poderá definir uma mensagem de ausência quando não for possível atender, assim o seu cliente saberá quando esperar uma resposta;
  2. Mensagem de saudação: Configuração de mensagens de boas vindas é uma boa pedida para que o seu cliente se sinta especial. Com a mensagem automática no primeiro contato, as suas chances de fechamento aumentam bastante;
  3. Respostas rápidas: Esse é um recurso para usar e abusar.  Liste e cadastre as principais respostas, assim você pode aumentar a sua performance melhorando o tempo de atendimento e aumentando a quantidade dos atendimentos personalizados.

Estatísticas:

Você já sabe a importância de acompanhar as suas métricas e os seus resultados, assim você consegue traçar planos para melhorias, encontrar gargalos e melhorar ainda mais o que o já está dando certo. Para isso o WhatsApp Business lhe fornece informações que auxiliam nesse processo.

Etiquetas:

Ao se tratar de organização, essa ferramenta vai ajudar muito. Além de agrupar clientes do mesmo segmento ou categoria, você pode direcionar a lista de transmissão com promoções, novidades, avisos de funcionamento excepcionais entre outras informações relevantes, seguem algumas sugestões de etiquetas:

  1. Lead;
  2. Novo cliente;
  3. Pagamento atrasado;
  4. Clientes Premium;
  5. Churn (ou cancelamento).

Lista de transmissão

Apesar dessa ferramenta estar presente também no WhatsApp tradicional (pessoal), ele é uma importante ferramenta para se utilizar em momentos estratégicos de divulgação. Mas é preciso estar atento à quantidade de mensagens iguais. O Whatsapp pode considerar suas mensagens como “spam” e banir seu número. Muito cuidado ao utilizar esse recurso no Whatsapp Business.

Integração com diversas plataformas

Empresas engajadas em ambientes tecnológicos costumam usar ferramentas e plataformas de comunicação e gestão para realizar suas operações. Com o WhatsApp Business API é possível integrar seu atendimento a outras plataformas, facilitando a gestão da ferramenta e o contato dos clientes (diretamente do seu site).

Quais os Benefícios em utilizar o WhatsApp Business?

Atuando no modelo do Marketing 4.0, os clientes estão cada vez mais engajados e exigentes ao buscar por suporte. O WhatsApp Business facilita a vida de todo tipo de empreendedor no atendimento ao cliente.

Como vimos durante todo o artigo, o WhatsApp Empresarial oferece ferramentas de controle e organização para facilitar e auxiliar no planejamento estratégico da empresa. Com o acompanhamento das métricas e a melhoria contínua, os resultados virão como consequência.

Espero te ver em breve por aqui no Blog do Painel, aproveite para navegar e encontrar artigos variados sobre Métricas e Marketing de Afiliados.

Abraços e até mais.