Nesse artigo falaremos de técnicas de construção de URL rastreável, URL Builder, sua relação com o Google Analytics e para que criamos parâmetros de rastreamento. Você pode conferir mais artigos relacionados sobre parâmetros no FAQ do Painel.

Primeiramente, o que é URL?

URL quer dizer Uniform Resource Locator (em português, Localizador Padrão de Recursos), contendo um endereço virtual. A URL de um dos posts do FAQ, por exemplo, é: https://help.painel.com.br/o-que-sao-parametros/.

A estrutura de uma URL em ordem, contém um protocolo, que pode ser http, https, dentre outros, um domínio, caminho e um recurso identificador.

E sua relação com o URL Builder?

O URL Builder é uma ferramenta do próprio Google que ajuda a criar os parâmetros necessários para acompanhar o desempenho de uma URL. É preciso reconhecer as estratégias usadas nas URLs, além de ficar por dentro de quais as vantagens de utilizar URLs rastreáveis. O código da página também permite que ela seja rastreável, mas um pouco de conhecimento de codificação é levado em conta.

No URL Builder, as informações serão encaminhadas diretamente para a conta do Google Analytics quando um link for acessado pelo usuário, criando uma maneira de identificar o desempenho de campanhas criadas, seu alcance e o resultado da URL gerada.

Acesse o site da URL Builder, clicando aqui. Nele você encontrará campos obrigatórios a serem preenchidos para que a ferramenta funcione corretamente.

Fonte: Campaign URL Builder from Google Analytics

URL

Deve ser inserida a URL original que você criou. Ela posteriormente será a URL rastreada.

Campaign Source (origem da campanha)

Essencialmente neste campo você informará onde a campanha está sendo feita, por exemplo, no Google, e-mail, blog etc.

Campaign Medium (mídia da campanha)

Agora você escolherá qual mídia está sendo usada para divulgação do link.

Campaign Name (nome da campanha)

Use preferencialmente nesse campo o nome do produto ou campanha. Lembre-se que será usado para encontrá-la no Google Analytics.

Campaign Term (termo da campanha)

Um campo opcional, mas bastante útil, é o Campaign Term. A campanha pode conter mais de um link, então usamos uma palavra-chave para identificar qual é o seu redirecionamento. Você pode ter feito a sua campanha com mais links que direcionam seus usuários para páginas diferentes. Use-o como controle interno.

Campaign Content (conteúdo da campanha)

Este campo opcional, ajuda na métrica por trazer detalhes de cada campanha. Caso você esteja fazendo testes A/B com os seus anúncios. Além disso, você pode usá-la para distinguir links que levam o usuário à mesma URL.

Nova URL

Crie sua URL. Gere a URL e use-a na sua campanha.

E então? Ficou mais fácil usar o URL Builder? Não deixe de acompanhar os outros posts do Blog do Painel para aprimorar suas estratégias de campanhas.