Estar por dentro da transformação digital é fundamental para crescer de forma sólida nos dias de hoje, neste artigo entraremos em detalhes sobre o que é, impactos na sociedade e como fazer a transição empresarial.

O avanço tecnológico tem sido impulsionado pelo conhecimento, competitividade e pela pressão das últimas gerações, principalmente a geração Y e Z - nascidas nos anos 90 e 2000, por já estarem inseridas no mercado e possuir alto poder de compra.

A transformação digital é um dos processos mais importantes do mercado atual. As grandes empresas, que antes dominavam o mercado, perceberam a necessidade de mudança e adaptação e as menores percebem o seu poder de crescimento diante do mercado.

Mas como essa transformação está acontecendo? Como se adaptar a ela? Continue lendo este artigo que entraremos em detalhe sobre este novo mundo.

Transformação Digital frente a nova geração

O que é a transformação digital?

Muitos pensam que a transformação digital está relacionada a área de TI ou somente a empresas relacionadas à tecnologia ou a simplesmente a criação de sites, blogs, redes sociais, etc. Porém não se trata somente disso. Como vamos observar ao longo deste artigo, a transformação digital influencia o comportamentos de todos os setores, inclusive da área da saúde, segurança pública e consumo em geral.

De modo geral, a transformação digital é fazer uso da tecnologia para melhorar o desempenho e garantir melhores resultados. A transformação digital é uma das estratégias centrais da empresa, onde é possível otimizar vários processos, gerando oportunidades ilimitadas.

Segue os três principais pilares da transformação digital:

  1. Digitização: Ato - Transformação do analógicos para o digitais;
  2. Digitalização: Processo  - Mudanças de cultura e de processos dentro e fora da organização;
  3. Transformação digital: Efeito - Total e geral da transformação digital.

Qual o impacto da transformação Digital?

É surpreendente olhar o impacto causado pelo uso da tecnologia na utilidade pública como bombeiros, segurança pública, área da saúde como medicina entre outras áreas. Tais aplicações têm salvado vidas e melhorados condições de trabalho jamais imaginadas. São evidentes as melhorias da transformação digital na sociedade como um todo, mas, e nas empresas? Como a transformação digital impacta a minha empresa?

O uso da tecnologia vem alterando nossos comportamentos a cada dia, mudando não só o acesso às redes sociais como Twitter, Facebook e Instagram ou a locomoção com os aplicativos de carona compartilhada, até mesmo a forma de comunicação como o WhatsApp. A transformação digital vai além disso. No setor de marketing e vendas as empresas possuem informações estratégicas para atuar de forma personalizada, encantando e atraindo cada vez mais. Seguem alguns domínios da transformação digital:

  • Clientes: O cliente deixa de ser telespectador para fazer parte do processo de produção, teste e compra, passando a ser parceiro dos negócios;
  • Competição: Com o mercado tão competitivo e abrangente, a competição ganhou um novo patamar, hoje um antigo parceiro ou fornecedor passou a ser visto como concorrente, e parcerias antes inimagináveis entre marcas, são possíveis;
  • Análise de Dados: Analisar dados da percepção do usuário é uma excelente estratégia para alavancar o seu negócio, então, estude maneiras de produzir, gerenciar e usar as informações. A análise de dados deve ser incorporada em todos os canais da sua empresa;
  • Inovação: Desenvolvidas, testadas e lançadas no mercado, a inovação é feita de forma muito diferente de anos atrás. Com base no aprendizado contínuo e experimentação rápida, o feedback do mercado é realizado através de protótipos de MVP - Mínimo Produto Viável e acompanhado cuidadosamente, com validações de clientes reais. O projeto de inovação é realizado economizando tempo, economizando valores de investimento monetário;
  • Valor: A proposta de valor da empresa deixou de ser constante e duradoura para ser extremamente volátil e mutável, concorrentes com propostas de valor atraentes vem ganhando o mercado continuamente. A mudança é algo necessário, assim como a evolução e aprendizagem constante.

Como colocar em prática a transformação digital?

Para o sucesso da organização, são necessárias iniciativas dos líderes (COO, CMO e CEO).

Mas diante de tanta informação, por onde eu devo começar a transformação digital na minha empresa? Apesar de ser uma definição bastante ampla, os três pilares vistos no início deste artigo é um bom resumo de toda a transformação digital, porém vamos citar algumas dicas para facilitar o entendimento:

  • Cultura Empresarial: Acompanhar e adaptar as mudança na cultura organizacional é algo essencial, haja visto a importância de que toda empresa esteja engajada nas mudanças diárias da tecnologia e na rotina de aprendizagem;
  • Gestão da empresa: As pessoas ainda são os ativos mais valiosos da empresa;
  • Modelo de negócio: Novos contornos incluídos no modelo digital, possibilidades de expansão de soluções e mercados, migração do físico/analógico para o digital;
  • Relação com o Cliente: maneira como nos relacionamos com os clientes, relação interativa.Os clientes estão cada vez mais exigentes.
  • Processo operacional: Maior produtividade, comunicação assertiva e ágil, integração de setores, transparência organizacional, decisões baseadas em dados, automação de atividades.
  • Contratação, serviços externos e trabalho compartilhado: Devido ao mercado de trabalho extremamente volátil, as empresas precisam valorizar os seus funcionários, ou não conseguirão reter seus talentos.

Espero que este artigo tenha trago além de conhecimento, muita vontade de perpetuar o seu negócio, afinal o lema do Painel é “Transformar empresas, perpetuar negócios”. Fique a vontade para entrar em contato conosco, estamos à inteira disposição.

Espero te ver em breve, até mais =D.