Entenda o que é ticket médio, quais são os seus benefícios, quais as estratégias e como ele pode ajudar a alavancar suas vendas. Neste artigo vamos responder a essas perguntas e muito mais...

Afinal, o que é ticket médio?

O ticket médio, também conhecido como TMv - ticket médio de vendas, é um indicador de desempenho de vendas que oferece o valor médio de compras que cada cliente faz na sua empresa. Através dessa métrica você pode executar planejamentos estratégicos para obter maior lucro.

Ticket medio - image by pixabay

Como calcular o ticket médio?

Para calcular o ticket médio de vendas, você vai precisar da quantidade de clientes atendidos e do valor total das vendas realizadas.

TMv = (Valor total de vendas) / (número de clientes atendidos)

É importante observar que o número de clientes atendidos refere-se ao número de pessoas que compraram o produto e não a todas as pessoas que acessaram o seu site.

Para melhor visualização e compreensão, pensando de forma hipotética, em uma campanha de marketing em que houveram 200 visitas no site do Painel, com a campanha, tivemos as seguintes conversões:‌

Vemos na planilha acima, que o valor total de vendas foi de R $ 11.399,00 (onze mil trezentos e noventa e nove reais) e a quantidade total de clientes que comprou algum pacote de serviços foi de 59 (cinquenta e nove). Colocando esses dados na formula temos:

R $ 11.399,00 / 59 = R $ 193,20

Nesse exemplo podemos chegar a seguinte conclusão: temos um ticket médio de R$193,20, ou seja, a média de gasto/consumo por cliente na campanha de marketing foi de R $ 193,20 (cento e noventa e três reais e vinte centavos).

Por que acompanhar o ticket médio é importante?

Para o sucesso da organização é fundamental acompanhar as métricas do negócio. Trazendo pra um mercado tão competitivo e exigente como o que estamos vivendo, um indicador pode te dar respostas que ajudam a evitar determinados problemas ou fomentar ainda mais os negócios na empresa.

O ticket médio te possibilita avaliar o quanto o seus clientes estão consumindo, além de lhe informar qual dos produtos ou serviços comercializados possui o maior retorno, com esses dados é possível definir estratégias para aumentar o consumo e/ou a receita em cima das vendas realizadas.

Técnicas para aumentar o ticket médio

Existem várias técnicas para chamar a atenção do consumidor para o seu produto ou serviço, aqui vamos citar alguns deles:

·A excelência do seu atendimento aumenta o seu ticket: Realizar um atendimento com excelência gera uma boa avaliação da sua empresa em sites de buscas e redes sociais, o marketing boca a boca, a fidelização do cliente e o aumento do pacote de serviços consumido por ele.

·Avaliação dos produtos em sites de busca e em redes sociais: melhora a reputação da sua marca, melhorando as chances de aumentar o consumo e, consequentemente, o ticket médio.

·Promoção para a compra de mais e um produto: Quantas vezes você já foi em um determinado restaurante ou rede fast food e recebeu a seguinte proposta: deseja aumentar o seu refrigerante ou a sua batata frita de médio pra grande por apenas R$1,00 (um real)? Essa e mais uma forma de aumentar o seu ticket médio.

·Kits de produtos com mais opções: a venda de shampoo e condicionador por exemplo é algo que muitas vezes acontece em conjunto. Disponibilizar kits com ambos os produtos pode ser uma boa estratégia para aumentar seu TMv.

·Frete grátis: essa técnica é muito usada em compras pela internet. O frete grátis pode aparecer de diversas formas: compras acima de determinado valor, compra de de algum kit ou produto específico, entrega em dada região, dentre outras opções.

·Desconto e economia para compras por quantidade: também conhecidas como compras em atacado. O cliente possui um desconto maior na compra de uma quantidade maior de unidades.

Além dessas estratégias, existem várias outras que podem te ajudar. Continue acessando o blog do Painel e acompanhando nossas publicações para saber muito mais sobre métricas e marketing digital e de afiliados. E para saber mais sobre o Painel acesse www.painel.com.br

Espero te ver em breve, até mais