Você sabe exatamente quais dos seus anúncios convertem melhor? Ou através de qual site ou rede social você está vendendo mais? Veja como parametrizar URL pode ajudar nisso.

Todo produtor e afiliado que busca sucesso no mundo digital precisa estar atento às estratégias de gerenciamento de links. Desde a forma como eles são exibidos até as melhores técnicas para rastreá-los e obter informações extremamente valiosas.

Parametrizar URL - do que se trata?

parametrizar url

A ideia desse conteúdo é explicar a importância de gerenciar links de forma eficiente, além de te ajudar a entender melhor como funcionam os parâmetros de campanha (UTM) utilizados para traquear URLs.

O que são os parâmetros UTM?

UTM é a sigla usada para Unified Threat Management, ou Gerenciamento Unificado de ameaças. Esses parâmetros servem para identificar e rastrear informações que você deseja obter a partir dos seus links.

Dessa forma você pode ver quais conteúdos performam melhor, quais canais geram mais conversões e muito mais. Isso te permite muito mais assertividade em suas campanhas.

É isso mesmo: seus links de negócio podem te fornecer insights poderosos e influenciar diretamente nas suas decisões. É só saber como gerenciar.

Adicionando Tags

Para traquear URLs são utilizadas Tags (etiquetas) que as diferenciam umas das outras. Tudo que você precisa fazer é adicioná-las aos links e esperar pelas informações individuais das suas campanhas. É como marcar o gado para que ele não se misture com os outros e você saiba exatamente o histórico de cada um.

A forma de taguear vai depender do que você deseja saber a respeito das suas divulgações. As tags mais comuns são:

·         utm-source – Origem da campanha

·         utm-medium – Mídia da campanha

·         utm-term – Termo da campanha

·         utm-content – Conteúdo da campanha

·         utm-campain – Nome da campanha

Em plataformas de monetização como Hotmart, Monetizze e Google Adsense é possível adicionar esses parâmetros e obter todas essas informações.

Ao taguear uma URL, seu tamanho pode aumentar consideravelmente e isso é um problema. Outra dica importante é utilizar encurtadores de link.

Links muito extensos não causam uma boa impressão nas pessoas e geram uma certa desconfiança. Além disso, links menores podem te ajudar na divulgação de conteúdo em redes sociais.

Existem várias ferramentas para solucionar esse problema. Destacamos duas delas: bitly e TinyURL. Ambas são bastante intuitivas, você não deve ter problemas para utilizá-las.

Conclusão

Se você não utiliza parâmetros de URL, você está perdendo uma grande oportunidade de otimizar seu negócio. Seja você afiliado ou produtor. Uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de obter dados valiosos e é preciso tirar o maior proveito possível deles. E é claro que se você souber onde e como encontrar esses dados, fica bem mais fácil.