A Semana do Consumidor surgiu há muitos anos, mas vem revolucionando o mercado nos últimos tempos, confira tudo sobre ela e como aproveitar essa data em seus negócios.

Embora hoje em dia a black friday seja uma das datas mais importantes para os consumidores no Brasil, ela não é a única dedicada a compras. A semana do consumidor acontece todo ano na quarta-feira da semana de 15 de março e traz consigo não apenas promoções, mas relembra os direitos dos consumidores. Esta data foi criada em 1962 pelo ex-presidente norte-americano John Kennedy e começou a ganhar visibilidade no Brasil principalmente a partir de 2014. Cada vez mais relevante no mercado, a campanha é considerada a Black Friday do primeiro semestre por conta do alto potencial de ganhos não só para os consumidores, mas para o comércio e prestadores de serviços em geral.

Semana do consumidor - como aproveitar essa data nos negócios?

Semana do consumidor movimenta o ecommerce quase tanto quanto a black friday -pic by pixabay

Para o comércio online, a Semana do Consumidor é um dos grandes momentos do ano. As principais lojas virtuais do Brasil têm 13 milhões de visitas a mais nesses dias, e os downloads de apps de varejistas crescem 26% ao longo da semana. No próprio Dia do Consumidor, esse aumento é de 23%

Abaixo seguem algumas dicas que podem ajudar. Mesmo que algumas soem óbvias, é importante lembrar que o óbvio consistente pode se sobressair mais do que a inovação sem foco. Acompanhe as dicas:

Ajude seu potencial cliente

Como o foco da semana do consumidor é também fazer com que o mesmo se sinta respeitado e ouvido, toda ajuda é bem vinda. Durante o processo de compra, os clientes podem levantar dúvidas que precisam ser respondidas pelo negócio. Conteúdo inteligente, vídeos para esclarecer dúvidas de produtos e dar dicas de como usá-los são práticas excelentes para ajudar o consumidor a finalizar a compra. Se possível, aumente o pessoal dedicado aos chats e call centers.

Invista no social

Vídeos, campanhas e cartilhas podem ser uma boa ideia para que sua empresa seja vista como parceria nessa data, ainda que não exista a intenção de compra por parte do consumidor neste momento. Participar desse tipo de campanha e conscientização, torna sua empresa bem vista e com uma boa reputação

Lance produtos e serviços estratégicos

Se o seu mercado é altamente concorrido, lance promoções de produtos com alto valor de compra, bons descontos e condições de pagamento para atrair os consumidores.

Observe a concorrência de perto

É importante ficar atento(a) para saber como está o mercado e quais as necessidades e desejos do cliente você tem mais chances de atender. Mas lembre-se sempre de ser fiel aos seus valores e aos do seu negócio;

Aproveite as redes sociais

Planeje sua comunicação para essa semana: divulgue promoções, novidades e lançamentos de produtos nas redes sociais como Facebook e Instagram. lembre-se de não exagerar e fazer spam, mas esteja presente, com objetivos de comunicação alinhados a métrica do seu negócio.

Conclusão

Bom, esperamos ter ajudado a melhorar seu entendimento sobre a semana do consumidor e que as dicas realmente sejam úteis para melhorar suas vendas.

Se você quer nossa ajuda para monitorar suas campanhas e vender mais, entre em contato, estamos a disposição!