Uma das primeiras perguntas que você deve se fazer antes de vender qualquer coisa é: Para quem vou vender? Entenda como a segmentação de mercado pode ajudar o seu negócio e como fazê-la da maneira correta.

A segmentação de marketing é uma ferramenta indispensável em qualquer tipo de negócio, afinal, com ela você poderá traçar estratégias, diminuir custos e aumentar consideravelmente a sua conversão. Abaixo explicaremos o que é e como ela te ajudará a melhorar seus resultados.

O que é?

Vamos começar explicando o que de fato significa esse termo.

A segmentação de mercado consiste em dividir o mercado em grupos, ou seja, separar os consumidores, alocando-os em diferentes grupos com base em uma ou mais características em comum.

Diversos fatores, como idade, sexo, estilo de vida, localização, entre outros, são usados para dividir os possíveis compradores em grupos específicos, os quais servirão como foco para diferentes estratégias de venda da empresa.

Tipos de segmentação

Existem quatro tipos básicos de segmentação e, dentro deles, diversas características que você deve usar para definir o seu público-alvo e a sua persona. Se você ainda não sabe o que é uma persona, recomendamos ler o artigo "Personas: o que são e como ajudam vender mais" no Blog do Painel.

Segmentação demográfica

A segmentação demográfica divide o mercado de acordo com características demográficas, como idade, gênero, renda, ocupação, etc.

Segmentação geográfica

Esse tipo de segmentação separa os indivíduos em relação à localização. É uma divisão importante, já que alguns produtos possuem mais demanda em alguns lugares do que em outros.

Roupas de frio, por exemplo, vendem muito mais em regiões como no sul do país (onde o clima é mais frio), do que no norte.

Segmentação Geográfica - imagem por pixabay.com

Segmentação psicográfica

A segmentação psicográfica divide o público de acordo com o estilo de vida, personalidade e atitudes.

Pessoas com estilo de vida mais luxuoso podem julgar necessário viajar para o exterior pelo menos 3 vezes ao ano, enquanto pessoas mais conservadoras, com a mesma renda, podem considerar isso um luxo desnecessário.

Segmentação comportamental

O comportamento também é um fator importante na hora de segmentar o público. As preferências e escolhas fazem com que produtos e soluções sejam mais ou menos importantes para cada consumidor - ou que até sejam usados para diferentes fins.

O comportamento do indivíduo pode definir a razão pela qual ele compra algo. Pessoas que gostam de esporte podem comprar bebidas energéticas para se exercitar com mais energia, enquanto existem pessoas que consomem o mesmo produto apenas por gostar do sabor.

Como fazer?

Para fazer essa segmentação entre seus clientes e possíveis clientes é necessário ter conhecimento sobre o seu produto e, consequentemente,  sobre o público que ele atende. Então a primeira coisa a fazer é estudar muito bem o produto que você vende e quais benefícios ele gera para o consumidor

Feito isso, chegou a hora de definir o seu público-alvo contendo características dos consumidores que você deseja atingir. Isso não significa que você fará todas as suas campanhas baseando-se nesse público. Na verdade, assim será possível definir diferentes grupos dentro do público-alvo e direcionar campanhas específicas para eles.

Uma boa dica é criar diferentes personas com as características dos seu "cliente ideal". Dessa forma fica mais fácil criar conteúdo atrativo que apresente soluções para cada tipo de problema enfrentado pelos consumidores.

Por que a segmentação de mercado é importante para o seu negócio?

Esse é o motivo pelo qual você chegou até aqui. É provável que ao longo do artigo você já tenha entendido os benefícios que a segmentação de marketing traz. Mas vamos listar alguns pontos para que fique bem claro a importância do uso dessa estratégia no seu negócio.

Campanhas eficientes

Campanhas segmentadas e bem direcionadas aos públicos definidos acabam gerando mais conversão. Quando você atinge pessoas que já tem potencial para comprar o seu produto, fica muito mais fácil vender.

Custos menores

Como a sua conversão aumenta, automaticamente, o mesmo acontece com o seu ROI, já que você precisa investir bem menos para adquirir cada cliente. Sua divulgação se tornará muito mais eficiente.

Ganho de tempo

Se você está fazendo um bom trabalho na divulgação dos seus produtos, ficará bem mais fácil para o comercial fechar a venda. O cliente já entende a solução e já sabe que precisa dela. Quando ele chegar até você, já estará altamente qualificado para a compra.

Se você deseja saber mais sobre as melhores estratégias de vendas e de marketing digital, continue navegando pelo Blog do Painel e comece a transformar o seu negócio.