Já se perguntou se a campanha de marketing está dando resultado? Quais das campanhas realizadas estão dando mais retorno? Vale a pena investir mais ou menos em uma determinada campanha? Nesse artigo vamos ensinar como o ROI pode te ajudar com todas essas perguntas e muito mais...

O que é o ROI?  

O ROI vem da sigla em inglês “Ruturn on Investment”, que traduzida para o português temos o “Retorno sobre o investimento”, o ROI é a métrica mais importante do Marketing Digital e a mais famosa da Gestão Financeira, sem ela a metrificação de resultados se baseia apenas no achismo, sendo impossível dizer o lucro real das campanhas de marketing e venda. Com base no ROI é possível tomar decisões importantes de gestão para o aumento ou a suspensão de determinada campanha e planejar melhorias estratégicas para o seu negócio.

O roi é uma parte importante do negócio

Porém, antes de conhecer a parte estratégica de seus resultados para a tomada de decisões e para melhorar as suas conversões de leads , é importante saber como calcular o ROI e é isso que veremos agora. Mesmo sendo fundamental na gestão estratégica da sua campanha de marketing e vendas, a compreensão e o cálculo são bastante simples e não é exigindo conhecimentos aprofundados de matemática para a sua realização. Então, vamos aprender como calcular o ROI.

Como calcular o Retorno Sobre Investimento

ROI = (Receita – Custo) / Custo

Caso queira esse resultado eu percentual (%), basta multiplicar por 100:

ROI = ((Receita – Custo) / Custo)*100

É importante observar que estão sendo usados na fórmula apenas as receitas e os custos gerados pelo investimento na campanha e não as receitas e custos totais da empresa ou mesmo do produto.

Por exemplo, imagine que fizemos um investimento em uma campanha de marketing digital para promover a venda de um novo produto que nos custou R$100,00 (cem reais). Essa campanha ficou no ar pelo período de 30 dias e, posterior a esse período, constatamos que houve uma receita de R$300,00 a partir dessa venda. Logo, em 30 dias, a campanha de marketing digital gerou 200% de retorno sobre o investimento.

Agora que já vimos como calcular o ROI, vamos entender qual a sua importância para o seu negócio.

Através do valor obtido no cálculo do ROI é possível avaliar se a campanha está dando lucro ou prejuízo. Assim fica muito mais fácil traçar diretrizes para uma nova campanha ou investir mais em uma que já está dando certo, não é mesmo? Outra forma de utilizar o ROI é avaliando o processo inverso, o porquê de determinada campanha não ter o sucesso esperado. Assim podem ser observados parâmetros no comportamento da sua persons, evitando erros em outra oportunidade.

roi
Return on investment

Avaliando agora a usabilidade do ROI, vamos imaginar que foram feitos investimentos iguais em três diferentes campanhas de marketing digital no Google Ads. Analisando os ROIs de cada uma das campanhas, é possível avaliar qual foi a estratégia mais assertiva, em qual delas o seu dinheiro foi melhor investido, qual campanha deve ser reavaliada ou alterada, entre diversas outras informações.

Podemos ir ainda mais fundo na análise das métricas, porém trata-se de análises mais complexas, entrando em uma série de avaliações e observações específicas de cada negócio. Deixamos aqui a ideia plantada da importância do uso do ROI e de outras métricas para alavancar os resultados.

Aqui no Blog do Painel temos vários outros artigos sobre métricas e indicadores super importantes para analisar e alavancar o seu produto ou serviço. Fique atento nas novas publicações e prepare-se para uma incrível transformação no modo como você gerencia seu negócio.