Seu processo de prospecção de clientes está funcionando bem? Saiba como melhorá-lo em um mercado cada vez mais concorrido. Neste artigo explicaremos estratégias para aumentar a sua performance na hora de prospectar.

O que é prospecção de clientes?

Prospecção é a etapa inicial do processo de vendas. Na prospecção, o SDR - Caso não saiba o que é SDR, acesse o nosso artigo: SDR: entenda a importância desse profissional - encontra, aborda e qualifica potenciais clientes para o contato final de vendas. Para tanto, é necessário atrativos que atraiam os clientes e criem uma lista de oportunidades - a lista de leads.

A tarefa de prospecção é bastante árdua e exige do profissional muita disciplina, escuta ativa e conhecimento sobre a solução e o mercado onde está atuando. Afinal, é na prospecção que 50% do processo de vendas se concretiza. Uma vez que, vender para clientes que procuram, conhecem ou precisam do seu produto já é meio caminho andado.

Como prospectar?

Em um mercado tão competitivo e com as mudanças constantes no comportamento do consumidor, o trabalho de prospecção não é nada fácil, então reunimos algumas perguntas estratégicas para ajudar a clarear sua mente em relação a sua prospecção:

  1. Qual desafio você está enfrentando?
  2. Qual o orçamento da empresa?
  3. Quando pretende lidar com o desafio?

Obtendo essas respostas você consegue mensurar seus objetivos e alcançar o cliente com um perfil mais adequado a sua solução. Consegue também identificar a necessidade e o grau de urgência dos leads, encontrando o melhor momento de apresentá-lo a um vendedor ou alimentá-lo com informações, ganhando confiança e o preparando para o momento da compra.

Esse processo não é fácil, por isso segue uma lista de informações importante para ajudá-lo no contato e engajamento com seus clientes. Cada passo a seguir depende da maturidade do lead e da sua empresa, porém filtrá-los e segui-los ampliará seus horizontes para investir em mais recursos, conquistar a confiança dos clientes e melhorar as suas métricas.

  1. Ofereça o seu produto a quem precisa: Gastar tempo e dedicação, tentando convencer um cliente que não tem interesse na sua solução não é uma boa estratégia, esse modelo de venda já está ultrapassado e gera uma péssima sensação nas pessoas envolvidas.
  2. Não misture as tarefas. Prospecção não é venda: Veja mais informações no artigo sobre SDR citado anteriormente;
  3. Peça indicações para cliente atuais: A melhor pessoa para indicar o seu produto é um cliente satisfeito, então aproveite essa oportunidade.
  4. Olhe para o seu portfólio: Cada cliente possui um tempo para realizar a compra, respeite e mantenha o seu portfólio engajado.
  5. Esteja online: No mundo globalizado é fundamental não só possuir sites, landing pages, blogs e estar presente em Redes Sociais. É fundamental a interação com o seu cliente em todos os lugares e chamá-lo para participar e interagir.
  6. Conheça o seu cliente: Conhecer as particularidades dos seus clientes é essencial para fidelização. No mercado atual, o atendimento personalizado virou obrigação.
  7. Visite feiras e convenções: É extremamente importante se manter atualizado às tendências do mercado, além de mostrar a sua disponibilidade de contato e acesso. Isso mostra a sua empatia diante das dores existentes.
  8. Ajuste o foco: Resolva aquilo que você se propõe a fazer. Encher o seu cliente de informações e solução aleatórias pode causar confusão e fazer com que a experiência não seja das melhores.
  9. Prepare seu script: se prepare para atender os seus leads da forma correta. Seu cliente terá muitas perguntas e espera que você as responda da melhor forma.
  10. Defina os próximos passos: Planejamento é muito importante, e neste momento é a chave do sucesso na prospecção. Esteja sempre preparado para mudanças.
Foto de Fondo criado por ijeab - www.freepik.es

Qual a melhor forma de Prospectar?

Existem vários modelos e formas de prospecção existentes no mercado, porém, além de seguir modelos prontos é necessário conhecer os seus clientes e saber como ele corresponde às suas ações no mercado. Somente assim você conseguirá montar estratégias eficazes para garantir interesse na sua solução.

Listamos a seguir as formas mais comuns de prospecção, assim você terá uma ideia de onde investir os seus recursos e esforços:

  1. Redes Sociais - seja Instagram, Facebook ou LinkedIn, esteja presente onde o seu cliente está;
  2. Landing Pages, Sites e Blog - Prepare conteúdos interessantes para o seu público alvo;
  3. WhatsApp Business: Caso ainda não conheça sobre o assunto, acesse o artigo: WhatsApp Empresarial: Como usar para vender mais;
  4. E-mail Marketing: Envie informações relevantes sobre sua solução e o setor em que você está inserido.

Apesar do tema bastante extenso, abordamos aqui os principais pontos para uma prospecção de sucesso. Espero que você consiga colocar em prática algumas dessas dicas. Aproveite e acesse outros artigos sobre marketing, afiliados e métricas que preparamos com muito carinho e dedicação.

Um abraço e até a próxima!