Sempre ouvimos falar muito sobre Plano de Marketing, estratégias e Metas de Marketing, mas afinal o que é isso tudo? como começar? como aplicar? Aqui vamos tirar todas essas dúvidas é muito mais…

Afinal, o que é o Plano de Marketing?

Plano de Marketing é o planejamento estratégico de marketing de uma empresa e sua principal função é alcançar os objetivos propostos por ela. Este planejamento pode ser geral ou específico para um novo produto, serviço ou até mesmo um projeto. Ele guiará as ações e estratégias de marketing do seu negócio.

Com a revolução tecnológica e o crescimento competitivo, a busca por divulgação, reconhecimento de marca e fidelização do cliente é consequência de um bom trabalho de Marketing e, nos dias de hoje, o investimento em Marketing digital é imprescindível para o crescimento e a expansão no mercado. Mas para isso é necessário planejar medidas que contribuam para o crescimento do negócio. Para facilitar a compressão, pense no Plano de Negócio como um mapa, um caminho para o uso do Marketing como uma base para alcançar o objetivo final.

Agora que sabemos o conceito de Plano de Marketing, vamos entender como montar e porque é importante fazer um plano de marketing, afinal, sem estratégias e conhecimento do caminho a ser percorrido ficamos a totalmente expostos à competição do mercado não é mesmo? Caso ainda tenha dúvidas sobre a evolução e as estratégias atuais de Marketing, temos dois artigos incríveis que irão responder todas as suas perguntas: Marketing Digital: o que é, dicas e tudo sobre ele! e Marketing 4.0: Veja como atuar nele.

Imagem extraída do site FreePik

Como montar um bom Plano de Marketing?

Cada empresa faz o seu planejamento de marketing de forma específica, muitas vezes o que é importante para determinado tipo de produto ou mercado, não é tão relevante para outro. Diversos fatores devem ser considerados, então mesmo com todas as informações contidas nesse artigo, é importante algumas considerações específicas do seu negócio. Entretanto existem alguns passos básicos que te ajudarão a identificar e traçar o caminho do seu plano de negócios, vamos conhecê-los agora:

  • Pesquisa de Campo: É essencial que o empreendedor conheça não somente o seu negócio, mas também o ambiente em que está inserido, conhecer o mercado, legislação e projeções é fundamental para montar um Plano de Negócio consistente.
  • Matriz SWOT, também conhecida como Matriz FOFA: Ajuda a realizar a análise de ambiente (interno e externo), onde todas as informações sobre as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do negócio são revisadas, auxiliando na definição do posicionamento e dos objetivos da organização.
  • Criar a sua Persona: Persona não é Público Alvo! De forma bastante resumida, a persona é um personagem fictício que representa seu cliente ideal. É importante definir características bem detalhadas e uma história pessoal, além de motivações, objetivos, preocupações e fatores demográficos.
  • Implementação: Objetivos traçados, métodos escolhidos e plano de ação definido, é hora de colocar tudo em prática. Este é o momento em que a execução das estratégias de marketing devem garantir o alcance dos objetivos traçados; uma dica valiosa é sempre validar o seu plano de negócios com os stakeholders, isso lhe dará a certeza de que está no caminho certo.
  • Avaliação: Durante a execução do Plano de Marketing é necessário avaliar se as ações estão realizadas de acordo com o que foi proposto; com essa avaliação a próxima etapa ou o próximo plano de marketing será mais assertivo e  adequado à realidade da sua empresa.

Porque ter um Plano de Marketing?

Vimos que o planejamento das ações e de como atuar no mercado é essencial. Ter esse plano em mãos poderá ocasionar um aumento nas vendas, maior captação de clientes, melhores práticas de comunicação, entre outros benefícios, além de fornecer conhecimento para agir diante de imprevistos que possam ocorrer ao longo da jornada.

O Plano de Marketing irá te guiar por toda a trajetória do negócio e é importante recorrer a ele sempre que possível. Isso fará com que a sua estratégia ali especificada seja cumprida com o máximo de assertividade, evitando o desvio do objetivo.

Agora que você sabe montar um plano de Marketing, você está pronto para colocar em prática e transformar a sua empresa. Para mais estratégias que te ajudem a alavancar o seu negócio continue lendo, compartilhando e interagindo com a gente. Qualquer dúvida, entre em contato com a gente pelo nosso site e redes sociais, vou adorar receber o seu feedback.

Espero te ver em breve, beijos!