Para ser assertivo nas suas campanhas de Facebook é necessário instalar um Pixel no seu site. Entenda os benefícios dessa ferramenta e como usá-la da maneira correta.

O que é um Pixel do Facebook e para quê serve?

Basicamente, o pixel do Facebook é uma ferramenta que ajuda a mensurar a eficácia dos seus anúncios com base nas ações realizadas no seu site.

Na prática, é um pequeno código de JavaScript inserido nos sites para rastrear as ações dos visitantes. A partir daí é possível mensurar resultados de campanhas de Facebook Ads e ainda utilizar as informações adquiridas para melhorar  o desempenho dos anúncios.

Por que usar o pixel?

Existem várias formas de se beneficiar com as informações geradas pelo pixel de Facebook. Tudo vai depender da sua estratégia.

Com os dados gerados você pode:

  • Analisar o comportamento dos consumidores;
  • Criar campanhas de Remarketing;
  • Amentar as vendas;
  • Ajudar o Facebook a otimizar suas campanhas, entregando seus anúncios a quem apresenta um perfil mais adequado para comprar.

Como criar?

Se você chegou até aqui, você já deve imaginar que para criar e implementar um pixel é preciso:

  • Possuir um site, blog ou landing page;
  • Ter acesso e conseguir atualizar o código dele.

Sabendo disso, é bem simples criar seu pixel. É só seguir os passos indicados abaixo:

  1. Acesse a guia pixels no gerenciador de eventos;
  2. Localize o botão adicionar fonte de dados;
Adicionar pixel de Facebook

3. Escolha a opção Pixel do Facebook;

4. Clique em Criar um Pixel;

5. Escolha um nome para o seu pixel.

Criando pixel de Facebook

Pixel criado! O próximo passo é instalar ele no seu site. Existem algumas opções para fazer isso, mas recomendamos que você escolha a opção de adicionar manualmente o código ao seu site.

Instalando o pixel no seu site?

Para instalar manualmente o pixel no seu site é preciso que você tenha um conhecimento mínimo em programação. É um código de JavaScript bem simples e não exigirá que você seja muito avançado no assunto.

Clique em configurar pixel e escolha a opção de Adicionar manualmente o código do pixel ao site.

Copie o código de base do pixel e cole na parte inferior da seção de cabeçalho do seu site, logo acima da tag head de encerramento.

código de pixel no site

Pronto! Você já inseriu o Pixel de Facebook no seu site.

Feito isso, você já pode configurar eventos para mensurar as ações que você está interessado, como compras no site, visualização de conteúdo, checkout iniciado, etc.

Configurando eventos no Facebook

O próprio Facebook mostrará a opção para usar a ferramenta de configurar eventos assim que você terminar de instalar o pixel. Basta clicar no botão e começar a configuração.

Configurar eventos no Facebook

No seu site aparecerá uma janela de instruções. Leia atentamente cada etapa e clique em começar.

No canto da tela você terá a opção de configurar seu primeiro evento, rastreando um botão ou uma URL. Nesse caso daremos o exemplo de um evento por URL:

Rastrear URL - Pixel de Facebook

Depois é só escolher, a partir de uma lista que será disponibilizada, o evento que faz mais sentido para o seu negócio e clicar em finish setup.

Eventos Facebook Ads

Seu primeiro evento foi criado e você voltará para o Gerenciador de Anúncios.

Lembrando que a partir de um único pixel podem ser configurados diversos eventos diferentes. Faça bom uso dessa ferramenta para rastrear as ações mais importantes no seu site.

Crie diferentes pixels e eventos e reaja de acordo com os resultados obtidos. Saber como usar as ferramentas do Facebook Ads ajudará a otimizar suas campanhas e melhorar seus resultados de forma mais rápida e precisa.

Caso precise de uma ferramenta que te forneça métricas e que permita controlar vendas e anúncios em um único lugar, fique à vontade para testar o Painel Integrado. Aqui você consegue escalar sua operação, gerenciando tudo em poucos cliques. Testa lá!