Você sabia que é possível criar campanhas de anúncios no Facebook Ads a partir de uma lista de contatos já existente? Entenda como fazer isso e ainda aumentar sua audiência usando públicos semelhantes.

Direcionamento de público

Primeiramente vamos entender melhor sobre os públicos do Facebook.

O direcionamento de público serve para que seus anúncios sejam exibidos para pessoas que possuem interesse na sua solução. Existem dois tipos de direcionamento disponíveis:

  • Direcionamento amplo: Você confia no sistema do Facebook para encontrar as pessoas mais propensas a adquirir seu produto.
  • Direcionamento específico: Você define um  conjunto de parâmetros para encontrar as melhores pessoas para visualizar seu anúncio. Focaremos nesse tipo de direcionamento.

Criar Públicos Personalizados

Para criar um público personalizado você pode usar listas de clientes, tráfego no site ou envolvimento no Facebook. Assim você atinge pessoas que já conhecem a sua empresa ou a sua solução.

É possível criar até 500 públicos personalizado por conta de anúncios.

Como exemplo, vamos explicar como criar um público personalizado a partir de uma lista de clientes:

  1. Adicione a lista de clientes - Acesse públicos e vá até Criar público > Público personalizado > Lista de clientes.
  2. Prepare a lista de clientes - Selecione os identificadores (nome, e-mail, telefone, etc.), adicione a lista que deseja usar no seu novo público personalizado e atribua um nome.
  3. Analise a lista - Confira se existe algum erro e se mapeou todos os identificadores corretamente.
  4. Carregue a lista de clientes - Clique em Carregar e criar.

Agora a coisa fica mais interessante! Você ainda pode expandir esse público, alcançando pessoas com características e interesses parecidos com os das pessoas da lista que você usou para criar o público personalizado.

Criar Públicos Semelhantes

Como dito acima: O público semelhante é uma forma de encontrar pessoas com potencial para conversão, por serem semelhantes a outras pessoas definidas por você como "melhores clientes".

Para criar um público semelhante, você precisa escolher um público de origem, ou seja, um público personalizado (como o do exemplo acima, criado a partir de uma lista de clientes).

O caminho para criar o público semelhante é parecido com o do público personalizado:

  1. Acesse públicos, clique no menu suspenso Criar público > Público Semelhante.
  2. Escolha sua origem - Pode ser um Público Personalizado criado a partir de uma lista de clientes.
  3. Escolha o país ou os países onde você deseja encontrar o conjunto de pessoas.
  4. Use o deslizador para escolher o tamanho do público que você deseja alcançar - Quanto menor o público, mais parecido com a lista de clientes será.
Criando públicos semelhantes de Facebook Ads

Criar campanhas usando públicos personalizados e semelhantes pode ser uma estratégia muito interessante. Você já informa ao Facebook qual o tipo de público que você deseja atingir, poupando o dinheiro que seria gasto enquanto o próprio sistema testaria diferentes públicos até encontrar a segmentação ideal.

Mas nem sempre essa é a solução para todos os problemas.

A opção de direcionamento amplo permite que novos tipos clientes (muitos que você nem imaginaria que a sua solução pudesse atender) sejam descobertos.

O Marketing Digital não possui uma verdade única. Tudo depende da empresa, da solução, do tipo de persona, entre outros fatores. A única regra que você deve seguir sempre é: Nunca pare de testar!

Esperamos ter ajudado com essas informações. Qualquer dúvida, é só entrar em contato com o time do Painel!

Até breve!