Conheça os conceitos, benefícios, certificações e dicas para inserir o Marketing Verde na sua empresa, melhorando e aumentando o engajamento com o seu público.

O que é Marketing Verde?

Marketing verde, também conhecido como Marketing Ambientar (do inglês Green Marketing ou Ecological), foi definido pela American Marketing Association como “o desenvolvimento e comercialização de produtos destinados a minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar a sua qualidade”, podemos simplificar como o esforço das organizações para produzir, embalar e promover produtos de forma sensível ou receptiva às preocupações ecológicas.

Sua origem vem do início dos anos 90 com a conscientização e o aumento da consciência social e ambiental, um dos grandes precursores de toda a conscientização foi o filme “An Inconvenient Tuth” da Al Core, onde deu o primeiro choque para a mudança de pensamento da população, passando a pensar sobre o impacto a longo prazo.

O marketing verde pode mudar sua empresa e a percepção sobre ela. - imagem by Freepik
Criado por freepik - www.freepik.es

Como o Marketing verde pode ajudar a sua empresa?

As marcas bem informadas e especialmente aquelas que através de seus processo de produção prejudicam o meio ambiente buscam formas de contribuir ou neutralizar os danos gerados, para isso é comum recorrer a implantação do Marketing Verde.

De modo geral, o Marketing verde é uma forma que as empresas têm encontrado de gerar vantagem competitiva através da demonstrações de preocupações com o meio ambiente realizando práticas de melhoria ao meio ambiente e/ou implantando métodos para o consumo consciente,  gerando mudanças na percepção do time de trabalho e no consumidor.

Na grande maioria dos casos, ou a empresa já nasce com o viés sustentável do marketing verde ou começa o seu processo de transformação com a regra dos 3 R’s:

  1. Reduzir;
  2. Reutilizar;
  3. Reciclar.

A ideia de entrar no mundo do Marketing verde não beneficia somente o meio ambiente e a imagem da empresa frente aos consumidore, investindo em aspectos básicos como a regra dos 3 R’s, a empresa tende a economizar recursos e dinheiro.

Como me enquadrar no Marketing Verde?

Apesar de demonstrações de responsabilidade ambiental como a regra dos 3 R’s vista anteriormente ser uma grande início, para ser enquadrada nas práticas do marketing verde é necessário seguir as seguintes premissas:

  1. Ecologicamente correta;
  2. Economicamente Viável;
  3. Socialmente Justa;
  4. Culturalmente aceita.

Essas são algumas das várias importâncias para se tornar uma empresa certificada, seguir as premissas e implantar a cultura verde na sua instituição, e não somente possuir um discurso verde, também não ser conhecido como greenwashing, pois além do grande esforço em maquiar operações não sustentáveis, o ato de pregar aquilo que não é de fato exercido pela empresa pode se tornar um verdadeiro desastre.

Quais as certificações do Marketing verde?

Uma das possibilidades para ganhar a confiança dos cliente é além de aplicar e disseminar as boas práticas é tirar a certificação.

A certificação mais conhecida pelos brasileiros é o ISO 14000, Os selos ISO - Organization for Standardization ou em português Organização Internacional de Normalização é um conjunto de normas da instituição que tratam sobre as regulamentações ambientais, ajudando a empresa a minimizar os impactos e as condutas que possam prejudicar o meio ambiente.

A certificação também conhecida é a LEED - Leadership in Energy and Environmental Design, em português Liderança em Energia e Design Ambiental, este selo ecológico foi desenvolvido pela Green Building Council,  para certificar edifícios engajados no marketing verde.

Outra certificação é a PROCEL Edifica, trata-se de um selo ambiental criada pela Eletrobrás / Procel, com o objetivo de combater o desperdício e reduz o custo para promover a eficiência energética.

Apesar de não ser uma certificação, a ONU - Organização das Nações Unidas, criou os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, esse movimento além de proteger o meio ambiente, possui como intuito acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

Como deixar meu negócio mais verde?

Separamos algumas dicas que vai te ajudar a deixar o seu negócio mais verde e a ser capaz de obter alguma das certificações citada no tópico anterior:

  1. Economize água tanto na produção quanto nas dependências da empresa;
  2. Diversifique as fontes de energia, energia renovável é uma ótima opção.
  3. Cuide do lixo separando e destinando o lixo de forma adequada;
  4. Reaproveite, invista em ações para reaproveitar e reciclar insumos;
  5. Pense em possibilidade de reduzir o consumo, substituindo produtos pouco duráveis
  6. Reduza o uso de plástico, isopor, papel e outros insumos de fácil descarte;
  7. Invista em desenvolvimento e apoio de programas que fomentem a redução da degradação ambiental;
  8. Troca inteligente: Substituir itens de alto consumo ou descartáveis;
  9. Aposte em infoprodutos.

Agora que você já domina o conteúdo, vamos colocar as mãos na massa; te convido também para conhecer outros artigos sobre Marketing, Afiliados, Estratégia e Indicadores aqui no blog do Painel.

Espero te ver em breve!

Abraços,