Está com dificuldade para atrair clientes? Mostramos como as estratégias de marketing digital podem te ajudar e salvar seu negócio.

Provavelmente você já descobriu que o marketing digital possui diversas vantagens e é um recurso indispensável atualmente. A possibilidade de se comunicar com clientes e possíveis clientes em qualquer lugar do mundo, medir resultados através de dados precisos e segmentar o público como desejar são apenas alguns dos diferenciais de se posicionar digitalmente. Mas, como tudo na vida, esses benefícios tem um preço.

Com a constante evolução das ferramentas de marketing, foram se estabelecendo novos hábitos de consumo. O consumidor passou a ter inúmeras opções no mercado e isso acabou aumentando o poder de barganha dele sobre as empresas. Se você não desperta interesse ou não fornece um conteúdo que tornará única a experiência do seu cliente, ele simplesmente encontrará outra opção no mercado que o satisfaça melhor.

O que são as Estratégias de marketing Digital?

Não há consenso em sua definição, mas podemos dizer que : "Estratégia de marketing é uma abordagem de planejamento de longo prazo e prospectiva, com o objetivo fundamental de alcançar uma vantagem competitiva sustentável.O planejamento estratégico envolve uma análise da situação inicial estratégica da empresa antes da formulação, avaliação e seleção da posição competitiva orientada para o mercado que contribui para as metas e objetivos de marketing da empresa." - Michael Baker.

É preciso se concentrar em estratégias de marketing digital que farão com que o cliente chegue até a sua solução.  Criamos esse conteúdo para que você entenda os benefícios das principais estratégias e como elas vão te ajudar a atingir seus objetivos.

Estratégias de marketing

Copywriting

O Copywriting é a maneira como você se comunica com cliente. É uma forma de produzir conteúdo estratégico e de qualidade com o objetivo de gerar conversão. De uma forma simples, podemos dizer que é a carta de vendas, o "texto que faz vender". São técnicas de escrita que envolvem o leitor e o auxiliam na tomada de decisão de compra. Ainda que nem sempre seja uma compra no sentido pleno da palavra. Pode ser uma inscrição em uma lista, o download de um aplicativo ou uma confirmação em um evento. Além disso, o copywriting faz com que o leitor não só seja convencido, mas tenha o desejo despertado e enxergue essa tomada de decisão como a resposta para a resolução de um problema ou desejo.

Sempre que você for escrever algo, lembre-se de deixar claro para o leitor o que ele deve fazer, seja comprar ou apenas visitar o seu site. É nesse momento que ele será conquistado, portanto capriche na qualidade do seu texto.

Público-alvo

O público alvo são as pessoas que efetivamente você identifica como potenciais clientes. São os possíveis compradores do seu produto ou solução. Não adianta produzir ótimos anúncios, com todas as técnicas de escrita e de design, se você não souber quem é o seu público-alvo. É como dar um tiro no escuro.

Em qualquer tipo de negócio, é fundamental saber quem é a sua audiência para definir quais estratégias usar na divulgação. Essa segmentação deve ser feita através de pesquisas de mercado e análise de métricas a respeito do comportamento do consumidor. Ferramentas como o Google Analytics e o Facebook podem auxiliar bastante na identificação desse público também. Outra forma interessante de descobrir isso é observar as pessoas que compram dos seus concorrentes, que navegam em suas fanpages e instagram por exemplo.

Conteúdo

É preciso primeiro entender sua definição. Podemos dizer que Marketing de conteúdo é o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para seu cliente, esse é um método de marketing que se baseia na formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de conteúdo.Na figura abaixo, fica mais fácil entender como o marketing de conteúdo é parte da estratégia de funil de vendas e como ele funciona:

Exemplo de Funil de Conteúdo
Exemplo de funil de conteúdo

O Marketing de Conteúdo se tornou um investimento essencial para a maioria das empresas. Hoje as pessoas não são mais obrigadas a assistir passivamente aos comerciais de TV como acontecia antigamente e possuem o poder de escolher o conteúdo que deseja consumir. A produção de conteúdo relevante e valioso para seu público-alvo facilitará o engajamento e fará com que sua rede de clientes e possíveis clientes cresça cada vez mais e, assim, gerando mais negócios.

Métricas

Peter Drucker, o pai da administração moderna, costumava dizer que "o que pode ser medido pode ser melhorado". Sem dúvidas as métricas são as principais aliadas dos profissionais de marketing digital. As métricas são medidas de desempenho que devem servir como ponto de partida para as tomadas de decisões e estratégias de qualquer empresa e através delas você pode, por exemplo, mensurar o envolvimento do seu público em uma determinada campanha ou identificar quais foram os pontos positivos e negativos dela. Se você quer entender mais sobre métricas, leia o nosso artigo O poder das métricas no marketing digital.

Automações

Chamamos de automações o uso da tecnologia para reduzir trabalhos manuais, otimizar o tempo e aumentar a eficiência das ações. Nas redes sociais por exemplo, usamos a automação para agendar posts, responder automaticamente comentários, dentre outras tarefas que podem ser feitas de forma automática sem a nossa constante intervenção. É através da automação que você vai conseguir escalar de verdade e ter controle sobre tudo ao mesmo tempo. Se você trabalha como produtor ou afiliado, o Painel Integrado é a única ferramenta que vai te permitir isso.

Tráfego pago

Quando falamos em tráfego na internet, nos referimos aos visitantes que chegam ao seu site por exemplo. Quando recebemos visitas apenas vindas do google, costumamos chamá-lo de tráfego orgânico. O tráfego pago é quando precisamos pagar para que as pessoas entrem em nosso site.Pagamos para aparecer no facebook, instagram ou mesmo na pesquisa paga do Google. Existem centenas de redes na internet onde podemos "comprar tráfego". Tudo depende do tipo de consumidor desejado e do produto oferecido. Mas o fato comum a qualquer área de negócio é que você precisa ser visto. As pessoas precisam saber da existência do seu produto ou conteúdo e o tráfego pago é a maneira mais eficaz de alcançar um número expressivo de pessoas. Não só pelo poder de alcance, mas pela capacidade de segmentação que ferramentas como Facebook Ads e Google Adwords possuem. Você pode ser visto exatamente por quem tem interesse em te ver, o que aumenta imensamente sua taxa de conversão.

Agora você já sabe os benefícios de utilizar as principais estratégias de marketing digital. O mais importante é colocar a mão na massa e continuar estudando e testando para melhorar seus resultados cada vez mais.

Qual outra estratégia você costuma utilizar? Ficou com alguma dúvida?Conta pra gente nos comentários!