Aqui vamos estudar um pouco mais sobre o passo a passo do Marketing Digital e entraremos em detalhes em algumas informações que serão fundamentais para você que está entrando nesse mundo tão grande e cheio de possibilidades.

Em nosso cotidiano, sofremos uma verdadeira sobrecarga de informações no momento atual. E separar isso e o que realmente pode impulsioanr nossos negócios e profissões não é uma terefa fácil. No artigod e hoje, vamos mostrar o que é o marketing digital e como ele pode nos ajudar a atingir metas para nosso projetos e como é uma ferramenta poderosa para isso. Acompanhe conosco.

O que é o marketing Digital

O Marketing Digital é um conjuntos e atividades online que uma pessoa realiza com o objetivo de gerar negócio, gerar autoridade de marca e/ou gerar engajamento, ou seja, marketing digital são as atitudes que uma pessoa realiza no meio digital para promover a sua solução. Muitas vezes vemos Marketing Digital como publicações de postes nas redes sociais, as campanhas de vendas de produtos online e os e-mail que recebemos de propaganda, porém o marketing não é só essa parte. Para ter de fato o engajamento da sua solução é necessário uma série de métricas e estratégias antes e depois dessas postagens.

O marketing digital tem um mundo de informações - foto by Pixabay

Entendido o conceito básico de Marketing Digital, agora vamos ver um pouquinho da prática, quais o passo a passo para implantar o Marketing Digital em uma empresa? Aqui segue algumas informações essenciais para o sucesso do seu departamento de marketing:

  1. Planejamento

Antes mesmo de iniciar qualquer procedimento de marketing da sua empresa é necessário ter conhecimento de alguns conceitos básicos, afinal, para qual público você vai trabalhar e oferecer a sua solução? Onde você deseja alcançar com as campanhas? No planejamento você vai traçar tudo o que você precisa para iniciar o seu conteúdo focado no que deseja, e não mais atirando para todos os lados.

Para tanto é necessário trabalhar algumas informações de forma clara e objetiva, segue algumas dicas do que deve ser feito:

  • Fazer pesquisa: Aqui você terá informações sobre o mercado, concorrentes, produtos relacionados, estratégias já abordadas no ramo, qual a dor que a sua solução irá tratar, o que o seu cliente espera e o que ele precisa, enfim, aqui você terá a sua mina de ouro para planejar e traçar tudo o que vamos trabalhar daqui pra frente;
  • Determinar KPI - Key Performance Indicator: É essencial traçar e acompanhar os indicadores, só assim você vai saber o que está funcionando ou não nas suas campanhas de marketing;
  • Determinar as Personas: Tão importante quanto traçar os indicadores é determinar a sua persona, pois é em cima dela que você irá produzir o conteúdo, e planejar todos os seus passos, lembre-se persona é diferente de publico alvo;
  • Montar Estratégias: Aqui você vai montar o que você vai fazer para alcançar o objetivo desejado;
  • Montar as Metas: Afinal, pq vc está trabalhando, qual o seu objetivo, a sua meta? com essas respostas fica mais claro pra onde você que ir, onde você quer chegar.
  1. Produção de conteúdos:

Já sabe como vai atrair a atenção dos seus potenciais clientes, como vai transformá-los em leads, como vai ganhar a confiança e se tornar referência sobre a sua solução e sobre o mercado? Para isso existem diversos mecanismos para criar esse relacionamento com o cliente, segue algumas sugestões para serem trabalhados:

  • Gravar videos;
  • Gravar áudio;
  • Produzir artigos;
  • Produzir ebooks;
  • Produção de e-mail Marketing.
  1. Divulgação de conteúdo

Agora que já produzimos o conteúdo de acordo com o que foi planejado, precisamos divulgar esse conteúdo, afinal, como esse conteúdo vai chegar nos cliente? No mundo do Marketing 4.0 - caso você não saiba sobre, acesse o artigo “Marketing 4.0: Veja como atuar nele” -, o acesso aos canais de busca e o crescimento do e-commerce vem crescendo de forma surpreendente, então precisamos estar atentas às linhas de contato com o público.

Conhecer quem visita seus conteúdos é super importante - foto by pixabay

Lembrando um pouquinho o que trabalhamos no Marketing 4.0, quando o consumidor precisa de alguma solução ou produto, qual o lugar que ele costuma buscar? Se você responder canais de busca ou simplesmente Google, acertou, mas é mais do que isso. Apesar de diversas outras fontes de busca, o Google atinge 90% das buscas realizadas na internet e através dele o seu cliente pode te encontrar, seguem algumas outras formas de divulgação bastante presentes no Marketing Digital:

  • Redes Sociais: É importante identificar onde a sua persona está, usar as palavras chaves nas hashtags vai te ajudar a ser encontrado;
  • E-mail Marketing: Conteúdos interessantes e atrativos ajudam os clientes na fidelização e confiança em você e na sua solução;
  • Influencers: Uma sugestão dada por pessoas que possuem autonomia no assunto é uma ótima pedida para alcançar novos leads e seguidores, além de gerar bastante autoridade;

Ainda falando no processo de divulgação, existem duas principais formas, a mídia paga e mídia orgânica (gratuita), o segredo é saber trabalhar com ambas as mídias, mantendo atualizada as mídias orgânicas e impulsionando as campanhas com as mídias pagas, segue alguns exemplos de cada uma das mídias:

  • Mídias Pagas: Google Ads e Facebook Ads são duas ferramentas importantíssimas para criar campanhas e direcionar para o seu público alvo;
  • Mídias orgânicas (gratuitas): Redes Sociais, Site, blogs, são exemplo de mídias orgânicas essenciais para o mercado atual.
  1. Automação de Marketing

Como conversamos no Artigo “Teste A/b: Como funciona e quais os benefícios”, o melhor termômetro é o seu cliente, então, gerenciar todas as suas métricas e campanhas e essencial para não perder vendas e consequentemente dinheiro. Então, ir testando e gerenciando a sua campanha te dará conhecimento para montar estratégias e alavancar cada vez mais os resultados. Para isso segue alguns exemplos de automação de marketing:

  • Gerenciar o funil de conversão
  • Gerenciar as métricas
  • Acompanhamento do KPI
  • Painel Integrado.

Vemos muita coisa interessante até agora né, esse mundo de Marketing Digital, Métricas e Associado nos fascina, espero que tenha gostado e que continue navegando no blog é no Site no Painel, preparamos tudo com muito carinho pra te encher de informação e transformar o seu negócio.

Espero te ver em breve, até!