Entenda o que é Marketing de conteúdo e como ele pode trazer excelentes resultados para o seu negócio

Nos dias de hoje, há um grande volume de informações consumidas e existem termos de marketing, que podem ser confundidos quando escutados em palestras ou encontrados em livros. Um desses termos que desperta nossa curiosidade é o marketing de conteúdo. No artigo abaixo, você entenderá a importância do uso dele em suas estratégias de marketing , principalmente se você não tiver muita verba para aplicativos e deseja realizar um trabalho de longo prazo. Acompanhe conosco.

O que é Marketing de Conteúdo?

Uma definição mais específica no âmbito global é de autoria de Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute:

“Marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada em criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido - e, na última análise, conduz a ações rentáveis ​​como usadas.”

Como fazer?

Existem várias abordagens e formas de fazer marketing de conteúdo e abaixo vamos elencar as mais famosas:

Postar no Blog da empresa - O post do blog ainda é a primeira coisa que vem à mente quando pensamos em marketing de conteúdo, não é mesmo? Ele é essencial e é o tipo de conteúdo mais divulgado, funciona, atrai visitantes para o seu blog, promove uma mensagem da sua marca para passar e reformar a presença da sua empresa, tanto online quanto offline.

Publicações redes sociais da empresa - uma empresa que publica conteúdo interessante e que fala direito aos desejos / necessidades do público alvo. Esse conteúdo resolve problemas, materializa desejos e ajuda de alguma forma aos visitantes.

Infográficos - quando tem uma boa equipe de design, infográficos com boas e embasadas informações, se disseminam de forma viral na rede e levam com o nome de sua empresa. Facilitar o compartilhamento dos mesmos, também é uma forma de levar adiante sua marca.

Lista de e-mail - conteúdo útil e que é entregue exclusivo na lista de downloads como causa de relacionamento com marca e ajuda não apenas para manter o relacionamento, como uma hora de executar vendas e promoções.

Quais são os objetivos do Marketing de Conteúdo?

O interessante dessa abordagem é que ela cobre várias áreas como:

Visibilidade da marca - Combinado com estratégias de SEO, o marketing de conteúdo pode gerar tráfego para o seu site, dando visibilidade a seus conteúdos e mais resultados ao seu trabalho / produto.Embora exista investimento em conteúdo e seo, esse esforço economiza verba que você gasta em tráfego pago e publicidade direta.

Interação entre marcas e clientes - Esta estratégia também permite que seus clientes tirem dúvidas, recuperem ou enviem algumas sugestões. Além disso, eles podem compartilhar seus conteúdos nas redes sociais, fazendo com que sua presença seja espalhada pela Internet.

Melhoria da experiência de pós-venda - dependendo do seu modelo de negócio, é possível implementar algumas alternativas para interagir com o cliente após ele já ter adquirido o seu produto ou serviço.Um FAC (perguntas mais frequentes em português), um fluxo de email marketing focado no cliente, são algumas opções.Com um blog por exemplo, o cliente tem uma percepção de que a marca continua o relacionamento e não se preocupa apenas em vender e abandonar o mesmo.Com isso, seu cliente tem uma boa experiência com pós -venda do seu negócio e você ganha um propagador da sua marca. Um bom exemplo disso é a Apple, que usa essa estratégia, faz com que seus clientes virem fãs e até briguem pela marca.

Vale a pena investir nessa estratégia?

Com certeza! Em uma pesquisa recente da Metrics on Demand, apurou-se que o Marketing de Conteúdo custa 62% menos e gera 3x mais leads quando comparado ao Marketing Inbound. E de acordo com o Instituto de Marketing de Conteúdo, mais de 70% das empresas aumentaram a quantidade de conteúdo produzido em 2014. Ou seja, o marketing de conteúdo não e mais uma tendência, mas sim uma necessidade para empresas de todos os portes que podem ser definidos no mercado, vencer seus concorrentes, criar uma marca contínua e manter uma relação de confiança com seus clientes. Apostando nessa estratégia seu projeto com certeza vai longe!

Bom pessoal, esperamos que as informações sejam úteis e que sejam úteis nos seus negócios e projetos.

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Referências: Vinicius kolling , Rafael Rez.com