O que é e o que mudou com o inicio do marketing 4.0? Por que ocorreram essas mudanças? Qual a diferença do marketing 3.0 pro marketing 4.0? como atuar nesse mercado? Nesse artigo você encontra essas respostas e muito mais...

A quantidade de lojas online, o crescimento do e-commerce, a crescente prática do Inbound Marketing  (Caso não tenha conhecimento, acesse o artigo “Inbound Marketing: o que é e como funciona” ) e diversas outras técnicas existentes no mercado constituem o que chamamos de Marketing 4.0. Mesmo não estando completamente por dentro do conceito, é bem provável que você e seus clientes já estejam adotando algumas das práticas abordadas nesse texto. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre esse Universo de possibilidades.

Afinal, o que é o Marketing 4.0

O marketing 4.0 nasce quando a interação do consumidor com os meios digitais chegam a números inalcançáveis. Essa mudança é facilmente observada no nosso comportamento. Pesquisas nas redes de busca (como o Google) antes de comprar determinado item, curtidas em páginas de redes sociais como Facebook ou Instagram ou de pessoas que influenciam nossas escolhas ou até mesmo quando acompanhamos avaliação de determinado produto na internet para ajudar na decisão de compra. Tudo isso vem do Marketing 4.0, onde saímos do tradicional e entramos no digital. Onde os clientes estão cada vez mais conectados, bem informados e exigentes.

O que mudou como o  Marketing 4.0 impacta na sua empresa?

“O Marketing 4.0 trata da revolução digital. As empresas continuarão a fazer marketing tradicional, centrado na TV e na mídia impressa, mas o marketing digital (mídias sociais, mobile e internet) aumentará. As empresas precisam saber como misturar e conectar seu marketing tradicional e seu marketing digital”. Relado de uma das maiores autoridades do Marketing, Philip Kotler, em sua entrevista para o portal Mundo Marketing.

Apesar de todo o uso da tecnologia no meio digital, as ferramentas tradicionais não caíram em desuso. O uso de mídias impressas e o acesso a propagandas em emissoras de TV permanece válido, o segredo é conciliar as mídias de divulgação com o poder da comunicação assertiva. Nesse mercado tão abrangente e concorrido, é essencial acompanhar o comportamento da sua persona - qual o meio de comunicação utilizado, qual é o comportamento de compra, o poder de decisão e de compra entre diversos outros quesitos. A segmentação é o segredo da conversão.

Para facilitar a compreensão, seguem algumas dicas para que você não fique de fora dessa transformação:

  1. Experiência multicanal: É fundamental estar em diversos canais de comunicação e de vendas.
  2. Encante as Pessoas entregando sempre mais: Superar as expectativas é a melhor forma de disseminar o marketing boca a boca e conquistar a fidelidade do cliente,
  3. Monitoramento de desempenho e resultados: É fundamental acompanhar resultados. Feedbacks podem ser o melhor caminho para o seu sucesso;
  4. Use a nova tecnologia: O uso de nova tecnologia e ferramentas de gestão é fundamental para o Marketing 4.0, um excelente exemplo é a Plataforma do Painel Integrado, acesse e faça o seu teste grátis;
  5. Trabalhe com Persona: Ter em mente a sua persona lhe ajuda a ter foco e objetividade nos seus anúncios e abordagens de marketing;
  6. Produza conteúdo: Conquistar a confiança do seu cliente é fundamental para fidelização. O marketing de conteúdo ajuda a esclarecer as dores das suas personas e passar conhecimento sobre os assuntos relevantespara o seu público.

Como Chegamos ao Marketing 4.0

Se você chegou até aqui, com toda certeza já entende a importancia do marketing digital e da análise das métricas, mas nem sempre foi assim. Os processos de marketing passaram por algumas transformações ao longo do tempo.

  • Marketing 1.0 - Nascido com a Revolução Industrial, a produção era realizada em massa e padronizada. O foco era no produto e no processo produtivo.
  • Marketing 2.0 - O Marketing 2.0 surgiu na Era da Informação. Com o surgimento de meios de comunicação como o rádio e a televisão, os consumidores passaram a comparar preços e características do produto, obrigando as empresas a concentrar seus esforços no consumidor e na segmentação de mercado.
  • Marketing 3.0 - Na virada no século XXI, surge o Marketing 3.0, quando os consumidores passam a realizar buscas em sites de pesquisas, interagir com as marcas e aderir aos movimentos de qualidade de vida, preservação ambiental, sustentabilidade, entre outros. Assim o foco passa a ser uma abordagem mais humana.
  • Marketing 4.0 - São as práticas de marketing que estudamos neste artigo, onde a tecnologia assume um papel central nas transformações.

Agora que você já sabe o que é marketing 4.0, que tal conhecer um pouco das métricas do marketing? Aqui no blog você encontra vários artigos sobre marketing e suas métricas e sobre o marketing de afiliados. Aproveite para navegar e aprender muito mais.

Espero te ver em breve!