Termo recorrente no marketing, explicamos o que é lead, sua importância e como conseguir para seus negócios e projetos.

No mercado de marketing, existem muitos termos famosos, que nos parecem distantes, mas que temos que ter domínio se desejamos ter bons resultados nessa área. No artigo de hoje, por exemplo, vamos falar sobre o lead. A aquisição de leads é uma parte altamente importante de qualquer negócio digital e abaixo vamos explicar tudo sobre eles, acompanhe conosco.

O que é um lead?

De uma forma bem direta, podemos dizer que lead é uma pessoa possivelmente interessada em seu negócio. Esse interesse é demonstrado assinando uma lista de e-mail, se inscrevendo através de formulários ou planilhas, fazendo cadastro em seu site ou até mesmo participando de algum grupo relacionado a seu negócio. Normalmente essa pessoa é enxergada como um lead quando fornece informações valiosas para o seu negócio, como e-mail, telefone, dentre outros que você coleta em seus formulários e bases.

Funil de leads - imagem por br.freepik.com

Existem várias formas de conseguir leads, mas as mais comuns são:

  • através de pesquisas na internet;
  • oferecendo recompensas como por exemplo um e-book em troca de e-mail e outros dados do visitante;
  • fazendo campanhas de cadastros;
  • formulário de contato no site de sua empresa;
  • propaganda em meios offline para que se acesse sua empresa e realize algum tipo de cadastro telefônico.
  • cadastro em lojas após realizar alguma compra ou aquisição de serviço;
  • cadastro para realização de sorteios;
  • inscrição em newsletter da sua empresa;
  • através de webinar da sua empresa onde algo é ensinado em troca dos dados;

Existem muitas outras formas, o limite é a criatividade e ética do seu time de marketing e performance, acima citamos as mais comuns.

Leads x Visitantes - qual a diferença?

É crucial entender essa diferença. Existe uma grande confusão com esses dois termos. Um visitante que acessa seu site não é necessariamente um lead, embora ele possa vir a se tornar. Seu visitante só pode ser considerado um lead, após se inscrever em sua lista de e-mail ou realizar algum tipo de cadastro em seu site. Ficou mais claro?

Qual a importância de gerar e nutrir os seus leads?

Bom, o objetivo de adquir leads é que no futuro ele realize uma venda e seja fidelizado como cliente. Mas para que ele chegue a realizar essa ação, ocorre um processo que chamamos de "nutrição" do lead, como por exemplo quando ele assina sua lista de e-mail e fica recebendo seus conteúdos. Ele recebe vários deles até que em determinado momento tome a decisão de compra ou contratação do serviço que você oferece. Por isso podemos focar a importância dos leads em 3 pilares:

Tempo e recursos: se a aquisição de leads é bem feita e dá resultados,você evitará o investimento de tempo e recursos com contatos que não trarão resultados satisfatórios.

Foco: quando trabalhamos com leads, você consegue focar os esforços de sua equipe de marketing e de vendas nas pessoas que realmente têm potencial para se tornarem clientes, tornando o fechamento de contratos uma atividade muito mais assertiva.

Relacionamento com clientes: o relacionamento com os clientes se beneficia altamente de uma boa estratégia de leads. Uma vez que você precisa nutrir o lead com seus conteúdos, ele se sente muito mais próximo do seu negócio e isso melhora incrivelmente a conversão.

Uma maneira bastante interessante de conseguirmos leads é através do marketing de conteúdo, sobre o qual já abordamos aqui em outro artigo.

Conclusão

Esperamos que as informações tenham sido úteis e que você consiga, com sucesso, adquirir seus leads e fazer grandes negócios com eles.

Se você quer conhecer uma ferramenta de muito potencial para te ajudar a conseguir e converter melhor seus leads, o painel pode te ajudar bastante. Entre em contato!