Já imaginou se existisse uma ferramenta que te mostrasse as tendências de busca do seu mercado e, baseado nisso, ainda fizesse uma previsão das buscas nos próximos meses? Bom, a boa notícia é que essa ferramenta já existe, é gratuita e mantida pelo Google em sua plataforma. Seu nome é Google Trends e no artigo abaixo, vamos te explicar tudo sobre ela.

Indo direto ao assunto, o Google Trends é basicamente um analisador de tendências, criado pelo Google como uma ferramenta que mostra quais são os termos mais buscados em determinados períodos de tempo. Ele te permite conhecer as tendências em pesquisas atuais ou verificar o volume de buscas de um termo em um determinado período ou localidade. Quer saber em que ano determinado termo ou produto estava bombando? Quer saber se determinado termo está em alta? Ele te dá tudo isso.

De fácil uso, a ferramenta do Google permite que você visualize gráficos com a frequência em que uma palavra-chave em particular foi buscada. Além disso, é possível analisar as buscas por região, tanto regiões do Brasil, como países no mundo. Isso em vários idiomas, possibilitando que você antecipe ondas em seu nicho de mercado que já ocorreram lá fora e ainda não chegaram aqui.

Quando você faz uma pesquisa no Google Trends, você digita o termo desejado, o período de tempo e o país. Com isso, ele acessa esses dados e cria um gráfico como este, abaixo, que revela como o interesse por um determinado tópico variou ao longo do tempo.

O volume de dados informado pela ferramenta utiliza o método normalizado, o que significa que são divididos por uma variável comum.

Assim, os dados são dimensionados em uma escala de 0 a 100 e isso permite que os números dos gráficos sejam apresentados de uma forma proporcional, evitando que regiões com maior volume de pesquisas sejam sempre apontadas como as mais bem classificadas.

-Saber se determinado produto ainda está se inserindo no mercado, ou seu auge já passou

-Pesquisar o que está "bombando" em outros países para seu mercado

-Analisar ondas passadas e tentar novamente investir em determinado produto que anda esquecido pelo mercado

-Se você trabalha com SEO, ele também te ajuda a se antecipar nas buscas de acordo com a data e te dá idéias de pautas interessantes.

-Essa ferramenta pode lhe poupar muito dinheiro, ao evitar que seu conteúdo seja endereçado a pessoas que não buscam por ele.

-Se você é um e-commerce, pode comparar produtos e ver qual dos dois tem mais buscas no passado e em que momento do ciclo de vida no mercado, determinado produto se encontra.

-Entender o comportamento do público em determinadas datas comemorativas

-Entender o comportamento do consumidor em épocas importantes para o comércio, como por exemplo dia das mães ou black friday de anos anteriores.

Curtiram as informações? Esperamos que sejam úteis e que o Google Trends te ajude a planejar suas estratégias de venda. Aproveita e veja diversos outros artigos aqui no Blog do Painel.

Esperamos te ver em breve, até mais!