Veja como seu negócio pode aproveitar as ferramentas do Google marketing para crescer, muitas delas gratuitas inclusive!

Que o Google é uma grande empresa e que se posicionar bem em sua busca é importante, ninguém tem dúvidas. Mas o que poucas pessoas realmente sabem é que existem dezenas de ferramentas interessantes e em sua maioria gratuitas, que podem impulsionar seu negócio, seja uma loja física, uma marca ou simplesmente um website. É por isso que hoje vamos falar um pouco sobre as ferramentas do google marketing e mostrar como seu uso pode ajudar o crescimento do seu negócio, não importa o modelo seguido. Acompanhe conosco.

Google marketing - ferramentas super úteis

Google Marketing
Googe Marketing é um mundo de ferramentas a serem descobertas. - Foto por: careeradict.com

É óbvio que cada segmento pode ser beneficiar mais ou menos a partir de cada uma delas e não temos a pretensão de elencar todas em um único artigo, mas esperamos que ao reunir aqui as mais conhecidas, possamos ajudar de alguma forma.

Google Search Console

Conhecido antigamente como Google webmaster tools, é uma ferramenta imprescindível para quem tem um site no ar. Com esta ferramenta você vai conhecer, monitorar e aperfeiçoar a maneira como o Google encontra, lê e indexa o seu site. Além disso ele fornece relatórios e aponta cada erro do site que precisa ser consertado e que pode te atrapalhar a aparecer na busca do Google. Recomendamos fortemente que conheça a ferramenta se você quer que seus consumidores lhe encontrem no Google.

Google My Business

Se você utiliza a busca do Google, com certeza já se deparou com essa ferramenta. Chamada por aqui de Google meu negócio, pode ajudar seus consumidores a encontrarem seu negócio, avaliarem sua empresa e entrarem em contato. O objetivo principal do Google Meu Negócio é estreitar o relacionamento entre usuários e empresas através da internet combinado com geolocalização, em uma plataforma social. E o mais interessante é que ela é gratuita! Conheça aqui o Google my business.

Google Trends

Quer saber em qual época do ano determinado produto da sua empresa é mais procurado no Google? Quer saber que assuntos estão "em alta" na internet e que tem a ver com seu negócio? Tudo isso e muito mais, você pode ter em mãos com o Google Trends. Ele pode ser considerado uma das mais úteis ferramentas do Google para a criação de conteúdos relevantes — principalmente quando o segmento é bastante movimentado. Você pode buscar e analisar tendências no Brasil e também em outros países. Já publicamos um artigo extenso sobre o Google Trends, sugiro a leitura.

Think with google

Esse site do próprio Google é excelente para quem trabalha com marketing. Eles fornecem estatísticas, pesquisas, vídeos, infográficos e outros recursos sobre hábitos de consumo e tendências de mercado baseados nas buscas do Google.

Google Analytics

O Analytics é a ferramenta gratuita mais utilizada pelos profissionais de marketing digital que o Google já criou. Ele tem como principal objetivo monitorar o tráfego de um site, e-commerce ou aplicativo.

Dentro da plataforma é possível analisar relatórios-padrão e também customizar dashboards de acordo com a necessidade do seu negócio.Já fizemos um artigo bem interessante explicando o Google Analytics, sugiro a leitura.

Google Alerts

google alerts

O Google Alerts, como o nome já indica, funciona emitindo alertas em email, quando determinadas palavras chave configuradas pro você, começam a ter mais buscas e notícias. Se você é um produtor de milho por exemplo, vai ficar sabendo em primeira mão se o preço despencar ou alguma praga nova surgir nas lavouras. Em cada ramo de negócio pode-se acompanhar as notícias baseadas nas palavras chaves que desejar. É possível ainda, acompanhar citações referentes aos seus concorrentes, às palavras importantes dentro do seu mercado ou até sobre o que se fala por aí sobre o seu produto ou serviço. Já falamos sobre ele neste artigo aqui.

Google Ads

O Google Ads, antigo Google Adwords, é uma das mais antigos e mais usadas ferramentas do Google. Ele pode ser o divisor de águas do seu negócio. Basicamente o que o Ads faz é permitir que você anuncie online nos resultados de busca do Google e em sites parceiros diretamente para o público interessado. Se a pessoa já está interessada no assunto do seu produto, as chances dela entrar via Google ads e comprar em seu site são enormes. Também temos uma artigo dedicado a isso, onde você pode conferir tudo que o Google Ads pode fazer por você e seu negócio.

Conclusão

Esperamos que tenham gostado dessas ferramentas de marketing do Google e que te ajudem a fazer seu negócio crescer.

Se você tem sugestões de artigos ou quer conhecer mais sobre nossa ferramenta, entre em contato!