Já imaginou ter controle de todo o tráfego do seu site? Quantas pessoas acessaram, onde elas clicaram, de onde elas vieram, quanto tempo elas permanecem lá, etc. Com o Google Analytics você terá todas essas respostas e muito mais.

Quando se pensa em crescimento exponencial a importância de uma boa gestão é inquestionável e uma excelente maneira de medir os resultados é analisando métricas. Como já dizia o lendário William Edwards Deming, “não se gerencia o que não se mede”.

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita desenvolvida pelo Google. Seu objetivo é acompanhar o tráfego de sites e landing pages, fornecendo diversas informações sobre o passo a passo dos seus usuários, assim você pode planejar estratégias para melhorar o desempenho, aumentar  sua taxa de conversão, aumentando o ROI - caso não esteja por dentro desse assunto é só acessar o artigo: ROI - Caso não conheça sobre o assunto, acesse o artigo ROI: O que é? Como calcular? Qual a importância para o meu negócio? e criar campanhas assertivas.

Além de interface amigável e altíssima capacidade de processamento, o Google Analytics possui interação não só com os outros produtos do Google, mas também com diversas ferramentas disponíveis no mercado. Além disso, ele permite extrair desde relatórios personalizados para necessidades mais básicas até relatórios mais complexos/avançados.

Como funciona o Google Analytics?

O Google Analytics é uma plataforma de análise de dados online que, à partir da instalação de um código de acompanhamento nas páginas do site, coleta informações dos usuários e as transforma em relatórios importantes para a gestão da página. Segue a relação de algumas das principais informações fornecidas pela plataforma:

  • Volume de visitas/acesso;
  • Índice de abandono da página;
  • Tempo que o usuário gasta na página;
  • Canais de origens;
  • Conversões realizadas;
  • Onde o seu cliente mais clica;

É importante escolher as melhores métricas a serem acompanhadas, pois mediante tanta informação oferecida pela plataforma, sem um foco específico nas métricas mais relevantes para o seu negócio a probabilidade de ficar perdido é alta.

O código de acompanhamento pode ser instalado em diversos domínios, possibilitando o acompanhamento não somente da landing page, mas também de todos os sites da sua marca/empresa, plataformas e blogs.

Relatórios do Google Analytics

Porque usar o Google Analytics?

Como comentamos no início deste artigo, acompanhar os resultados e as métricas da sua empresa é fundamental para propor melhorias e alterações daquilo que não está indo bem ou não está dando o retorno esperado. Afinal, quando investimos em campanhas de marketing por exemplo, esperamos que o retorno seja superior ao valor investido.

E falando em resultados, o Google é especialista nisso. Como pudemos notar em todo o conteúdo tratado neste artigo, o Google Analytics lhe dá informações precisas sobre o tráfego das suas páginas, lhe fornecendo informações preciosas para alavancar os seus resultados. E o melhor é que a ferramenta é gratuita. Assim você pode investir os recursos em campanhas, novas ferramentas e SEO para melhorar ainda mais os seus resultados.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado a conhecer um pouco mais sobre essa incrível plataforma do Google. Sugerimos também que acesse o site do Painel integrado e conheça a nossa plataforma, pois além de resultados, com o Painel Integrado você também gerencia as suas campanhas de Marketing digital. Não perca tempo.

Até mais, esperamos lhe ver em breve aqui no blog do Painel.