Veja como a ferramenta Google Alerts pode ser usada para o marketing e também para evitar crises.

Que o Google tem uma infinidade de ferramentas famosas todos nós já sabemos e fazemos bom uso delas. Do poderoso Gmail, ao Google agenda, o sistema android, passando por seu incrível buscador que deu origem a tudo. Mas uma ferramenta pouco conhecida, altamente útil e que tem sua utilização praticamente restrita a assessorias de imprensa é o google alerts. No artigo de hoje iremos apresentá-lo e mostrar como é possível utilizar no marketing de sua empresa. Acompanhe conosco.

Google Alerts - do que se trata?

google alerts
A ferramenta Google alerts pode ajudar bastante em seus negócios -pic by seocompetitors.com

Indo direto ao assunto, o Google Alerts (Alertas do Google) é um serviço gratuito do Google, que monitora os conteúdos relacionados a uma palavra-chave ou termo definido pelo usuário. Os conteúdos podem ser variados, como por exemplo: página da web, notícias, artigos de sites, vídeos, entre outros. Dessa forma, sempre que o termo for mencionado na internet, o usuário receberá um alerta via email. Muita gente utiliza também com o próprio nome, para ter certeza de que seus dados não ficarão expostos em nenhum site.

A ferramenta Google Alerts foi lançada em 2003, mas vem sendo aprimorada com o passar dos anos e hoje em dia é bastante utilizada por assessorias de imprensa e agências de publicidade para acompanhar menções à clientes e marcas. Empresas jurídicas também utilizam para acompanhar possíveis danos a imagem dos seus clientes.

Como usar o Google Alerts a favor do seu negócio?

Existem algumas forma de aproveitar a ferramenta e fazer com que ela impulsione seu negócio. os 4 mais comuns são:

Acompanhar sua própria marca - você ficará sabendo tudo que andam falando nos sites sobre sua empresa e pode evitar crises, agindo rápido caso estejam falando mal ou relatando problemas.

Acompanhar concorrentes - você pdoe criar alertas com nome das empresas concorrentes, para saber o que anda saindo sobre eles na mídia. Assim você fica sabendo de mudanças e seus passos no mercado.

Ficar de olho no mercado - o dólar enfrenta problemas? O minério de ferro subiu? o facebook vai mudar a forma de cobrar pelos anúncios? Monitore tudo que tiver a ver com seus mercado e fique por dentro das mudanças.

Idéias para conteúdo - se sua empresa tem um blog, o alerts pode ser uma ótima fonte de idéias para novos artigos, pois você pode monitorar determinados assuntos que tem a ver coms eu negócio e abordar novidades sobre eles.

Como criar um alerta?

É tudo muito simples.basta seguir o passo a passo abaixo:

1- Faça o login em sua conta do Google e entre na página: https://www.google.com/alerts

2- Na tela a seguir, você digita o termo que quer monitorar

3- Após digitar, ele vai aparecer o botão de criar o alerta.Basta mandar criar. Ele ainda mostra as últimas notícias sobre o assunto.

4-Após criar o alertas, você ainda pode configurar o mesmo, definindo a frequência com que quer receber sobre isso no email.

Além do seu negócio é interessante cadastrar seu nome e talvez até cpf, para evitar que seus dados circulem por aí sem autorização.

Conclusão

Bom caros leitores, esperamos que as dicas tenham sido úteis e que consigam com sucesso utilizá-lo para monitorar sua marca nas redes. Já falamos em outro artigo por aqui também sobre como a automação de marketing pode ser útil ao seu negócio. sugestões e dúvidas estamos a disposição!