Explicamos tudo sobre o Google Ads,  uma das ferramentas mais importantes do marketing digital atualmente.

Com toda certeza você já acessou um blog e encontrou banners de anúncios distribuídos pela página. Ou já fez alguma pesquisa no Google e encontrou links em destaque com a palavra “anúncio”. Você sem dúvida já se deparou com anúncios antes ou durante vídeos que assistiu no YouTube. Todos esses exemplos de publicidade têm algo em comum: São criadas e gerenciadas através do Google Ads.

Receita publicitária do Google entre 2001 e 2016

O que é o Google Ads?

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google e é uma das ferramentas mais importantes do marketing digital atualmente. Sua primeira versão, ainda denominada Google Adwords, foi lançada em 2000 e desde lá, vem crescendo ano após ano. O nome foi alterado em 2018 após um rebranding que visava simplificação.

Sendo bem direto, esse serviço permite que as empresas paguem ao Google para se destacarem para um público extremamente segmentado. E essa segmentação é um dos grandes segredos de todo esse sucesso.

Como funciona

Existem 3 principais formas de anunciar na via Google Ads:

Anúncios de pesquisa - É uma solução muito interessante para alcançar pessoas que buscam por algo específico. São anúncios que aparecem como resultados de pesquisas para determinadas palavras-chave.

Anúncios na rede de display - São os anúncios gráficos que aparecem em páginas de notícias, blogs e websites (em formato de banner, texto, etc.). Eles contam com opções especiais para segmentação, palavra-chave e até remarketing.

Anúncios no YouTube - Esse tipo de anúncio, na plataforma de vídeos do YouTube, permite que você selecione seu público-alvo (com base no sexo, idade, localização, etc.) e anuncie diretamente para ele antes e durante a exibição dos vídeos.

Como anunciar

Para começar é bem simples. Vá até o Google Ads e clique em "Começar agora", Preencha os campos com seu e-mail e a URL da sua página e comece a configurar a sua campanha.

Custo

É barato anunciar no Google

O custo para anunciar no Google Ads é muito baixo, comparado à outros formatos de anúncio. Cada formato tem um custo específico.

Nos anúncios de pesquisa a cobrança é feita através de PPC (Pay per Click), quando você só paga quando a pessoa clica no link para acessar o site. Já no YouTube, só é cobrado quando a campanha gera alguma interação. Você não paga nada se o anúncio for pulado antes de 30 segundos.

Benefícios de anunciar no Google Ads

Diversos formatos de anúncios

No Google Ads você tem várias opções de formatos para anunciar. É possível utilizar textos, vídeos gráficos ou anúncios em aplicativos. E isso é muito importante, considerando que cada público-alvo possuí suas particularidades e utilizam diferentes canais.

Segmentação

A possibilidade de escolher para quem você quer aparecer, baseando-se em idade, sexo, localização, dentre outros fatores, faz toda a diferença e se você realmente conhece o seu público isso fará com que sua taxa de conversão seja muito maior.

Alcance

Provavelmente você já sabe que o Google é a maior ferramenta de buscas do mundo. No Brasil 97% das buscas são realizadas através do Google e isso corresponde a mais de cem bilhões de buscas em um único mês. Você já pode imaginar o potencial que essa plataforma tem para divulgar a sua solução.

Baixo custo

Você já fez algum tipo de orçamento para anunciar em canais convencionais (TV, rádio, revistas, etc.) que possuem grande alcance? O custo é muito alto e é bem difícil ter controle sobre os resultados da campanha. Além de todos os benefícios que o Google Ads te oferece, você consegue atingir muito mais gente, com um público bem segmentado e com um custo menor.

Conclusão

Apresentamos apenas algumas das vantagens de utilizar o Google Ads. A plataforma ainda conta com outros recursos que podem te ajudar muito. Espero que você tenha entendido como ela funciona e porque essa é uma ferramenta indispensável nos dias de hoje.

Se você já utiliza esse recurso, não deixe de testar o Painel Integrado para gerenciar tudo por la e ainda obter seus principais indicadores de desempenho.