Você sabe como funciona o funil de marketing? Saiba o que fazer em cada etapa dele e como medir os resultados obtidos.

O que é Funil de Marketing?

Funil de Marketing é um processo de inbound marketing, em que as necessidades dos clientes são colocadas em foco e eles são atraídos através de informações disponibilizadas para que tomem suas decisões de forma voluntária.

O funil de marketing e o funil de vendas são frequentemente confundidos ou usados ​​como um único processo. Apesar de possuírem conceitos diferentes, esses dois processos possuem grande ligação e dependem um do outro, pois normalmente o funil de vendas tem início nas conversões de leads para clientes, processo que geralmente ocorre no final funil de marketing.

Apesar dos temas até aqui abordados ​​serem extremamente importantes, neste artigo vamos nos concentrar apenas no funil de marketing e como ele pode ajudar na conversão de vendas. Em outro momento falaremos sobre o funil de vendas.

O funil de marketing é uma forma bastante prática de visualizar toda a jornada de compra do cliente. Nela o empreendedor consegue acompanhar o interesse do cliente em determinado produto ou serviço e fornecer informações sobre o tema pesquisado, dando opções para aprofundar o conhecimento e ajudar a entender melhor à respeito daquela necessidade. Dessa forma, a abordagem da equipe de venda é mais direta e assertiva, aumentando a de taxa de conversão.

Vamos então conhecer as três etapas desse processo:

Topo do Funil

Nesse primeiro momento são disponibilizadas informações aos possíveis consumidores para despertar interesses e explicitar as necessidades. No meio digital, que é o nosso foco, esse é o momento em que o visitante a sua loja se torna um lead. Isso acontece quando o cliente realiza o cadastro no seu site informando seus dados e te autorizando a usá-los no seu processo de marketing. A partir daí você pode usar estratégias como e-mail marketing contendo informações relacionadas às pesquisas realizadas.

Meio do Funil

Dentre todos os possíveis consumidores, aqueles que se interessaram e acessaram os conteúdos precisarão sanar mais dúvidas relacionadas ao seu problema e continuarão buscando por soluções.

O objetivo no meio do funil é qualificar os leads e fornecer conteúdos mais técnicos e específicos, visando entregar conteúdo relevante para cada cliente (e nem sempre o que é relevante para um, será para o outro).

Fundo do Funil

É no fundo de funil que você começa a apresentar como o seu produto pode solucionar os problemas expostos nas etapas anteriores.

Nessa etapa é importante investir em ações que façam com que o potencial cliente conheça a sua solução, pois ele já está "qualificado", ou seja, ele já entende que precisa fazer algo para curar determinada dor.

Utilize provas sociais e casos de sucesso de clientes já fidelizados para mostrar que a sua solução é o ideal para essa necessidade.

Benefícios do funil de vendas

Com as informações coletadas através da trajetória do cliente pelo site, e-mail, blog e artigos publicados, você pode planejar melhor as abordagens e negociações junto a sua equipe de vendas.

Além disso, entender as dores do seu público e o que ele espera do seu produto ou serviço te permite entregar mais valor na sua solução, o que vai transformar o seu negócio em um verdadeiro sucesso.

Ferramentas e práticas que otimizam o seu funil de vendas

  • CRM - Cadastro de dados dos seus leads;
  • Tags - Acompanhar o cliente e o possível cliente;
  • Conteúdo para nutrir o seu cliente, dando informações que tiram suas dúvidas e explique sobre a solução;
  • Abordagem assertiva da equipe de vendas;
  • Equipe de CS, para continuar acompanhando o sucesso do cliente em toda a sua trajetória;
  • Campanhas de marketing para divulgar sua marca e aumentar suas vendas;

Agora que você já entende melhor o que é o funil de marketing, aproveite e conheça outras técnicas de Marketing Digital no Blog do Painel Integrado.

Se quiser ficar por dentro de todas as novidades, é só se inscrever abaixo.

Te aguardo no próximo artigo, até mais.