Entramos na era do marketing online e provavelmente você já sabe que uma das ferramentas mais importantes para as empresas na atualidade é o Facebook Ads. Nesse artigo você vai entender o que é e como você faz para anunciar nessa plataforma que é a queridinha entre os anunciantes.

O Facebook Ads já é quase uma obrigação na estratégia de marketing das empresas. Se você quer que seus anúncios tenham grande alcance na maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários (mais de 130 milhões só no Brasil), é bem provável que você tenha que pagar por isso.

O que é o Facebook Ads

O facebook Ads tem sido uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas - foto por Pixabay

Você já reparou nos anúncios que aparecem na sua timeline do Facebook, feed do Instagram, stories, entre outros formatos quando você está navegando pelas suas redes sociais? Esses anúncios chegaram até você porque o Facebook entendeu, por meio de algoritmos, que o seu perfil era interessante para aquela campanha.

O Facebook Ads é a ferramenta de anúncios do Facebook. Através dela você pode criar anúncios para serem exibidos na própria rede social (incluindo o Instagram). Dentro dessa plataforma você tem diversas possibilidades para segmentar suas campanhas e escolher diferentes formatos para anunciar – textos, imagens, vídeos, etc.

Por que investir em anúncios nessa plataforma?

A possibilidade de criar anúncios online e conseguir atingir uma parcela muito maior da sociedade com um investimento muito menor é algo que já desfrutamos nos dias de hoje. As oportunidades para quem usa esse tipo de estratégia são enormes - Entenda melhor sobre esse assunto no nosso artigo "Marketing 4.0: veja como atuar nele".

Como já foi dito acima, o Facebook é a maior rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários. Você não vai querer ficar de fora desse canal de vendas.

Além de ter um custo relativamente baixo (comparado com os formatos de anúncio mais tradicionais), o Facebook Ads permite uma segmentação de público alvo incrível, afinal você só precisa aparecer para quem realmente tem interesse na sua marca.

Para você ter uma noção 95,8% das pessoas que anunciam em redes sociais no mundo todo afirmam que o Facebook Ads fornece o melhor ROI entre todas as plataformas.

Como funciona

O primeiro passo é acessar o seu gerenciador de anúncios, dentro da própria plataforma do Facebook. Na barra superior, clique na seta ao lado do ícone de dúvidas.

O processo é simples: Primeiro você cria uma campanha, depois um conjunto de anúncios e depois o anúncio. Fica tranquilo, vamos explicar um por um!

Criando uma campanha

Esse é o momento em que você escolhe qual o objetivo da sua ação. Você pode escolher fazer uma campanha para gerar tráfego, envolvimento ou conversão por exemplo. Dessa forma você ajuda o Facebook a decidir a audiência que ele vai atingir.

Antes de definir o objetivo, entenda as necessidades do seu negócio naquele momento trace uma estratégia.

Criando campanha no Facebook Ads

Criando um conjunto de anúncios

Talvez essa seja a parte mais importante do seu processo de divulgação. É nela que você escolhe o posicionamento do seu anúncio, o público que deseja atingir, o orçamento e o tempo em que ele será veiculado.

A primeira coisa a fazer é segmentar o seu público. Nessa etapa você tem centenas de opções de localizações, idades, interesses, profissão e muito mais. Se você sabe quem é o seu público ideal, fica fácil ter sucesso no Facebook Ads. Mas não pense que é fácil assim, muitas vezes você acha que isso está muito claro, mas os resultados não são satisfatórios. O segredo e testar, testar e testar.

Após segmentar, você deve escolher o posicionamento do seu anúncio. Isso é basicamente escolher a forma como ele aparecerá para o público. É possível optar por um posicionamento automático, mas é recomendado que você edite o posicionamento para ter mais controle sobre onde o anúncio será mostrado e onde o ROI é maior.

Feito isso, a última etapa para criar um conjunto de anúncios é escolher seu orçamento, ou seja, quanto você deseja gastar naquela campanha, e definir quando e por quanto tempo você quer que seus anúncios circulem. Feito! Conjunto de anúncios criado.

Criando seus anúncios

Agora é a hora de realmente criar o seu anúncio. É importante se atentar à arte - como ela pode chamar a atenção do público, ao texto - utilizar estratégias de copywriting (leia "Copy: Veja porque é importante para vender mais"), e os formatos nos quais você quer anúnciar.

Estude diferentes formatos como vídeos ou carrossel de imagens e não se esqueça que através do Facebook Ads você também pode anunciar no feed ou nas histórias do Instagram. O ideal é testar tudo isso e descobrir em qual seu produto converte mais.

Gerenciando seus anúncios

Você pode acompanhar seu desempenho pelo próprio Facebook Ads, mas isso pode ser bem exaustivo e improdutivo caso você trabalhe com muitas contas, perfis e até mesmo outras plataformas (como Google Ads, Hotmart, Monettize e Google Adsense). A melhor opção nesse caso é utilizar o Painel Integrado.

Nele você centraliza todas as suas contas de diferentes plataformas, acompanha tudo em um ou mais dashboards e gerencia tudo em um único lugar. Isso pode te fazer economizar muito tempo e ainda melhorar sua performance.

Espero ter te ajudado a entender como funciona o Facebook Ads. Agora é mão na massa!