Você possui o controle total das vendas da sua solução? Qual solução vende mais? Como está comparada ao mês anterior? E ao semestre anterior? Qual das campanhas vendeu mais? Veja como Dashboard de vendas pode responder essas e outras perguntas nesse artigo.

O que é Dashboard de vendas?

A palavra dashboard vem do inglês e significa Painel de Controle. Mas afinal, o que é isso? Dashboard de vendas é uma ferramenta para você ter, de forma ágil e intuitiva, os principais resultados e indicadores das suas vendas. Com a concorrência e o mercado super aquecido é fundamental ter controle e analisar dados dos resultados do seu negócio. Somente assim você poderá planejar melhorias e projetar resultados futuros.

O controle do Dashboard pode ser realizado através de diversos meios, desde planilhas em excel, até sistemas de CRM ou um ERP de verdade.

Quais dados eu posso ter no meu Dashboard?

Em grande parte das vezes o Dashboard é personalizado, então cabe a você selecionar o que melhor encaixa para o seu ramo de atividade, porém existem algumas informações primordiais que não podem faltar em um Dashboard bem planejado, são elas:

  • Indicadores:

Em Indicadores, temos todos os resultados consolidados, é o Painel principal do Dashboard pois é dele que avaliamos o total das performances e o seu resultado para a empresa.

  1. ROI - Retorno sobre investimento, caso não conheça sobre o assunto acesse o artigo “ROI: o que é e qual importância para o meu negócio”;
  2. Lucro Projetado;
  3. Despesa projetada;
  4. Somatório de todos os resultados alcançados;
  5. Histórico de despesas realizadas;
  6. Comparação entre resultado e meta projetada;
  7. Resultado consolidado.
  • Performance:

A Performance normalmente é segmentada por vendedor, porém dependendo da estrutura empresarial, ela pode ser direcionada para localização ou produto. É aqui você analisa o resultado do trabalho de vendas. Seguem algumas métricas úteis para o vendedor:

  1. Resultados alcançados por determinado período;
  2. Produto e projeção de produção X realizada;
  3. Quantidades de leads gerados,
  4. Quantidades de atendimentos realizados.
  • Base de dados:

Na base de dados são encontradas todas as informações para projetarmos tanto os indicadores quanto a performance. Através de filtros e ferramentas analíticas, podemos extrair diversos relatórios que serão essenciais para o bom desempenho da empresa. Dados fundamentais existentes no Banco de dados:

  1. Vendedor;
  2. Unidades de vendas;
  3. Produtos;
  4. Vendas;
  5. Projeções;
  6. Receita;
  7. Despesas.

Como fazer toda essa gestão?


Existem vários softwares ERP, sistemas CRM e Planilhas compartilhadas online e offline para a gestão de Dashboard, porém a grande sacada é possuir uma ferramenta que você consiga não somente visualizar o resultado em tempo real mas também gerenciar o andamento do processo, para isso temos uma dica valiosa pra quem trabalha com Marketing e Afiliados: O Painel Integrado. Nele você gerencia todas as campanhas de marketing e vendas em tempo real, podendo inclusive pausar e ativar as campanhas do Google Ads e Facebook Ads, consolidando e cruzando resultados de plataformas como Monetizze, Hotmart e Google Adsense. Incrível né, aproveite e faça o seu teste gratuito.

Como sempre é ótimo te ver por aqui, espero que todo esse conteúdo tenha sido de grande valor, afinal o nosso lema é “transformar empresas e perpetuar negócios”, um grande abraço e até o próximo artigo.