Explicamos o que é copy e o que faz o profissional copywriter de forma direta e prática, acompanhe conosco!

Com a evolução do marketing aliado a tecnologia, muitas profissões novas vem surgindo, ou no caso de hoje, até já existiam, mas não tinham tanto destaque nas organizações. Vamos te mostrar por que o copywriter sempre existiu, mas hoje tem cada vez mais importância em suas campanhas e pode fazer a diferença na hora das vendas. Mas antes de falarmos sobre o profissional, vamos entender o conceito de copy.

O que é copy?

Copy é a abreviatura de copywriting, que seria a escrita de textos de vendas, para fazer com que seu visitante/consumidor execute uma ação, que vai desde um cadastro, download de um material, até uma venda propriamente dita. Essa atividade tem crescido bastante com as vendas pela internet.

O que faz o profissional copywriter?

Indo direto ao assunto, a missão do profissional copywriter é escrever textos que convençam o leitor a comprar um produto ou serviço, baixar um conteúdo ou qualquer outra ação de interesse da empresa. Pode-se dizer que ele é um redator criativo, que irá transformar palavras em conversão, é o mago que faz textos que se transformam em vendas.

Embora seja muito próxima da profissão de redator publicitário, o copywriter atua com foco na área de inbound marketing, com um estilo específico de texto.

O Copywriter é um profissional que tem sido cada vez mais valorizado. Foto: Pixabay

Dicas de copy para seus textos de vendas

Se você ainda não tem muita noção de como isso pode ajudar em suas vendas, confira essas dicas para seus textos:

Trate seu cliente de forma exclusiva - todos gostam de se sentir importantes, evite uma comunicação que passe a ideia dele ser só mais um, ou de massificação da mensagem. personalize sua mensagem.

Seja direto(a) em sua mensagem - nenhum cliente gosta de enrolação, então deixe que sua mensagem seja clara ao seu cliente, sem "encher linguiça" , seja breve em sua comunicação. Quanto mais você enrolar, mais parece que o que você tem a oferecer não passa confiança

Foque na transformação - seu cliente não irá comprar seu produto, ele irá comprar a transformação que ele proporciona. Focar no preço, na forma da embalagem ou que ele é melhor que os concorrentes, nem sempre é o melhor caminho. Foque nos benefícios que ele terá com seu produto, que problema ele resolve, que desejo sacia ou o que será transformado em sua vida com ele.

Use metáforas do dia a dia - nem todo cliente é um técnico da área do seu produto. ele precisa entender de forma fácil e direta o que seu produto faz e uma metáfora pode ser uma boa forma de fazer isso.

Reforce as garantias - se você fornece garantia do produto ou serviço em sua empresa, issod eve sempre estar claro, pois isso passa segurança para seu consumidor e vai ajudar bastante na persuassão do mesmo em um cliente fiel.

Não imponha nada ao cliente - não use frases imperativas, nem pareça que está ordenando nada a seu cliente, ele tem sempre que pensar que a escolha foi dele. Ninguém gosta de se sentir massa de manobra ou que "caiu na lábia" do outro. Você pode usar frases como:

Você pode escolher aproveitar os benefícios de nosso produto.

Se você se sentir pronto, poderá comprar nosso produto.

Conclusão

Bom, esperamos que as informações tenham sido úteis e que consigam com sucesso te fazer focar mais na importância do copy em sua empresa.

Já falamos aqui também sobre a automação de marketing, que pode ser de grande ajuda na sua empresa.

Precisa de ajuda em algum aspecto de sua campanha ou automatização? Fale com nossa equipe!