Saiba a importância de acompanhar suas principais métricas e como melhorar a conversão para alcançar resultados cada vez melhores no seu negócio.

O que é métrica?

Métrica nada mais é do que informações usadas para acompanhar e medir os resultados da sua empresa. Analisar os indicadores da sua empresa é fundamental para propor ou alterar procedimentos visando melhorias, além de acompanhar a evolução baseando-se em dados confiáveis. Para isso é necessário conhecimento prévio sobre o assunto, afinal, existem inúmeros indicadores. Neste artigo vamos focar nas métricas de conversão.

Imagem tirada do site www.freepik.es, criado por rawpixel.com

Como funcionam as métricas de conversão?

Falando especificamente das métricas de conversão, elas são usadas para acompanhar os resultados finais das vendas e do marketing da sua empresa, ou seja, é o que define se as estratégias do seu negócio estão efetivamente gerando retorno. Essas métricas trarão  informações como: a porcentagem de clientes que entram no seu site ou na sua empresa e acabam consumindo, o valor médio de consumo desses clientes (ticket médio), produtos mais consumidos, o melhor período de venda para determinado produto, entre outras informações extremamente valiosas.

Uma dica de ouro para produtores e afiliados é a ferramenta Painel Integrado, nela você tem acesso em tempo real a diversas métricas como o ROI, CPC e CTR ( para saber mais e fazer o seu teste grátis, acesse o nosso site e  agende uma apresentação, temos uma equipe toda preparada para lhe atender).

Quais as principais métricas de conversão?

Com a grande quantidade de métricas existentes, é indicado um estudo mais detalhado sobre o tema e uma análise para definir as métricas mais adequadas para o seu negócio. Mas para iniciar esse estudo, citaremos aqui algumas das métricas mais usadas no mercado atual - quem sabe você se identifica e já começa suas análises.

  • ROI - Retorno sobre investimento: Nós preparamos um artigo inteirinho só pra você, ROI: O que é? Como Calcular? Qual a importância para o meu negócio?;
  • ROMI - Retorno sobre Investimento em Marketing: Essa métrica calcula o ROI específico da área de Marketing, assim a empresa consegue dimensionar se o investimento realizado no departamento por exemplo.
  • TC - Taxa de Conversão: A taxa de Conversão é a principal e mais básica das métricas de conversão, ela lhe informa a porcentagem das visitas recebidas que consumiram no seu site ou loja. Para calculá-la é necessário dividir o número de clientes que consumiram pela quantidade total de clientes que visitaram o seu site ou loja.
  • CAC - Custo de Aquisição de Cliente: Refere-se ao investimento realizado para a aquisição do cliente. Para calculá-lo é necessário dividir o investimento realizado para atrair, converter e educar esse cliente, pelo número de clientes. Essa informação permite saber em quanto tempo o cliente irá pagar o investimento feito até a conversão.
  • LTV - Lifetime Value: Em tradução livre, significa o Valor do Tempo de Vida do Cliente, essa métrica calcula quanto tempo em média um cliente vale para você, ou seja, quanto tempo o cliente precisa da sua solução. Essa informação é fundamental para as projeções de receita.
  • TMC - Ticket Médio por Cliente: O Ticket Médio é uma das métricas de conversão mais conhecidas. Nela você encontra a média de consumo por cliente. Para calculá-la é necessário considerar a receita gerada por todos os clientes dividido pela quantidade de clientes.
  • CPA - Custo por Ação ou Custo por Venda: Essa métrica responde a seguinte pergunta: Quanto custa para a empresa fazer uma venda? Para calculr é necessário dividir todas as despesas pelo número de vendas realizadas.
  • CPC - Custo por Clique: Indicador essencial em uma campanha de marketing digital. Com ele você consegue saber quanto está sendo investido para uma pessoa chegar a sua página, consegue também identificar qual campanha, anúncio ou chamada está lhe apresentando melhor performance. para calculá-la vc divide o custo da campanha pelo número de cliques obtidos.

Além das métricas apresentadas acima, existem diversas outras (como taxa de cliques, taxa de abertura de e-mail, tempo gasto no site, visitas únicas, taxa de conversão do funil entre outras), o importante é avaliar as melhores métricas para o seu negócio.

Quais os benefícios para a minha empresa?

Através dos resultados alcançados com as métricas citadas acima, você terá informações consistentes para acompanhar a evolução do seu negócio, propor e traçar estratégias de mudanças e melhorias ou, na pior das hipóteses, encerrar ou interromper o andamento de determinado projeto. Isso tudo baseado em dados específicos do seu negócio.

Como diria o Professor William Edwards Deming, “o que não é medido não é gerenciado”. Essa frase representa bem o que enfatizamos e incentivamos aqui no Blog do Painel. Inicie analisando uma ou duas métricas, avalie os resultados, implemente melhorias e faça alterações baseadas em dados. Não se esqueça: o importante é começar e, a partir daí, transformar a análise desses indicadores em um hábito. Assim o seu negócio terá uma melhora contínua.

É um enorme prazer te ter aqui no nosso blog! Caso queira falar conosco acesse o site do Painel ou nossas redes sociais, será um prazer atendê-lo. Aproveite também para navegar ainda mais pelo nosso blog, aqui publicamos vários artigos cheio de conteúdo valioso para você. Beijos e até mais.