Veja como uso de chatbot pode melhorar suas vendas, como esses sistemas funcionam e muito mais.

Em nosso cotidiano, a transformação tecnológica nos alcança cada vez mais rápido e sem aviso. Quem nunca se viu sendo atendido no site de uma grande empresa, teve seu problema resolvido e depois percebeu que não falou com nenhum atendente humano? Novidade que começou a fazer parte do nosso dia a dia há menos de 5 anos, os chatbots estão cada vez mais sendo adotados pelas empresas, com uma eficiência e evolução avassaladoras. No artigo de hoje, vamos explicar como eles funcionam e como seu uso deve fazer parte das suas estratégias de venda.

O que é o Chatbot?

Chatbots - uma revolução em curso

Como o nome já sugere, um chatbot é um aplicativo robô, que interage com as pessoas em um chat, seja de um site, loja ou rede social. Ele pode ser programado com vários níveis de automação, para responder perguntas mais básicas dos usuários e até realizar vendas e entregar conteúdos. Eles são muito utilizados em casos onde a empresa não tem suporte 24 horas, mas não quer deixar seus clientes "na mão". E com a alta sofisticação que a tecnologia proporciona hoje em dia, eles fazem muito mais do que isso.

Vantagens do uso de chatbot

São vários benefícios atrelados a essa tecnologia:

Menor necessidade de atuação do sac - se você não tem uma equipe grande de call center, um chatbot pode responder dúvidas mais básicas e frequentes, evitando o acionamento da equipe, permitindo que se atenda mais pessoas, com menos pessoal.Isso reflete diretamente em menos custo com pessoal.

Atendimento Multicanal - os chatbots funcionam em diversos aplicativos de mensagem, como Facebook Messenger, Skype e Telegram;

Atendimento 24 horas - todos nós sabemos que manter uma equipe 24 horas para atender ao cliente não sai nada barato. Com o chatbot, você contorna esse problema,resolvendo em tempo real o problema do cliente. Se a demanda do cliente realmente for mais específica, o chatbot já endereça o atendimento para a área específica, tendo sido o assunto tratado previamente com o cliente.

Automação de processos - uma vantagem do chatbot é que ele fica com todo o trabalho de tirar dúvidas frequentes e encaminhar os usuários para setores ou serviços específicos. Essa automação proporciona uma economia para a empresa em gastos e tempo com recrutamento e seleção para funções tão básicas.

Melhoria na conversão de vendas - Ao invés de fazer com que os clientes naveguem pelo site inteiro, você pode usar os chatbots para entender exatamente o que eles estão procurando e oferecer uma comunicação personalizada para eles, de acordo com suas necessidades.Isso melhora a conversão de vendas, pois o cliente se sente mais seguro nas compras.

Chatbot - indispensável nos dias atuais?

Aumento da satisfação do cliente - com a agilidade das comunicações de hoje, ninguém quer esperar até o próximo horário comercial para ser atendido. Quando as pessoas passam por uma experiência de uso que as agrade, significa que elas vivenciaram uma comunicação transparente, limpa e fácil. Isso aumenta a satisfação e viabiliza maior fidelização dos clientes.

Existem casos onde o uso do chatbot não se aplica?

Sim, infelizmente nem todas as ferramentas estão com maturidade suficiente para todas as áreas. Algumas empresas como da área médica, seguros e suporte técnico possivelmente sejam mais sensíveis ao uso desta ferramenta. Neste caso, é importante esclarecer as limitações do chatbot ainda que em muitos casos sejam possíveis automatizar respostas ou atribuir a outras áreas.

Em que empresas eles tem sido adotados?

Muitas empresas grandes tem obtido vantagem com seu uso, como por exemplo:

Uber - Além do atendimento de suporte, na empresa  já existe a possibilidade de os usuários solicitarem uma corrida diretamente do Facebook Messenger. Sem a necessidade de entrar no aplicativo, o usuário pode solicitar uma corrida a partir do bate-papo com outra pessoa.

Washington Post - o famoso jornal, envia as principais notícias do dia aos seus seguidores por meio do bot no Facebook. Os usuários podem optar por ver publicações parecidas e saber sobre algum tópico específico da notícia ao questionar o robô.

Magazine Luiza - a famosa Lu, auxilia a tomada de decisão de compra, respondendo dúvidas e indicando ofertas. A empresa já ganhou até prêmios de tecnologia de tão bom que é o seu chatbot desenvolvido.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que tenha ficado claro como o uso dos chatbots pode impulsionar seu negócio em todas as frentes. O painel