Quer aumentar a eficiência dos seus processos de marketing e ainda diminuir o trabalho manual? Entenda como a automação de marketing pode te ajudar a alcançar resultados melhores e permitir que você atue em grande escala.

Foi-se o tempo em que as empresas precisavam de equipes grandes para gerenciar todas as operações de marketing necessárias. O tempo e o dinheiro gastos nisso pareciam não fazer sentido e as campanhas eram pouco (ou nada) direcionadas ao público correto.

Bem... Você já deve saber que isso não existe mais. Existe um mundo de soluções criadas para facilitar a vida do profissional de marketing.  Nesse artigo explicaremos como as automações possibilitam estratégias muito mais eficientes nesse setor, gastando menos tempo e dinheiro.

O que são Automações de Marketing?

A automação de marketing pdoe revoluciobnar seu negócio - Imagem by Pixabay

A prática de utilizar ferramentas e tecnologias que permitem que uma empresa atue em escala e melhore seus resultados é o que chamamos de automação de marketing. Através dela é possível otimizar a performance do time de marketing, que dispõe de mais informações e passa a interagir com o seu público de forma personalizada, aumentando a taxa de conversão.

A rotina de uma equipe de marketing é composta por diversas funções, tais como: publicar conteúdos para blog, posts em redes sociais, gerenciar campanhas digitais, mensurar e analisar métricas e indicadores, entre outras. Isso requer muito tempo e precisão, afinal, é preciso nutrir o time de vendas com leads qualificados.

A necessidade de utilizar ferramentas que reduzem o trabalho manual, aumentam a assertividade e diminuem o tempo gasto com as tarefas diárias se tornou algo evidente.

Benefícios

Podemos citar diversos benefícios de automatizar os processos de marketing. Esse tipo de prática já é indispensável na maioria das empresas. Vamos entender um pouco mais sobre como isso pode te ajudar:

Redução do CAC

O custo de aquisição por cliente (CAC) é uma métrica que indica o quanto você gasta para adquirir cada cliente. Processos manuais de cálculo das métrica e seleção de leads qualificados requerem muita mão-de-obra e isso aumentará consideravelmente seus custos. Além disso, com uma ferramenta de automação sua equipe terá muito mais tempo para focar nas estratégias das campanhas, atraindo mais pessoas.

Otimização de tempo

Se você possui uma ferramenta que já te informe, por exemplo, suas principais métricas para a tomada de decisões (KPI's), seus esforços poderão ser concentrados em melhorar o desempenho das campanhas ao invés de perder tempo calculando isso tudo. O Painel Integrado é uma ótima opção nesse caso.

Mais controle sobre sua operação

Plataformas que integram outras ferramentas e cruzam informações permitem que você centralize a sua operação, minimizando ou até eliminando os erros. Isso faz uma grande diferença nos resultados finais. Soluções de CRM, e-mail automático e chatbot também devem estar sempre integradas.

Exemplos de ferramentas de automação

a automação de marketing está mais presente do que podemos notar. - Foto by Pixabay

Mailchimp - Solução para envio de e-mails automático. Você pode definir um fluxo de e-mails para seus leads e clientes para cada estágio. Permite integração com outras ferramentas.

Huggy - Especializados em chatbot. A Huggy te ajuda no suporte ao cliente com respostas automáticas, otimizando o trabalho do time de atendimento.

RD Station - Permite otimizar seus conteúdos, criar automações na sua landing page, fazer a gestão das suas mídias sociais e da sua base de contatos, entre outras diversas funcionalidades. É uma das ferramentas mais completas no mercado brasileiro.

Painel Integrado - Criado para ajudar na organização das campanhas digitais, o Painel possui integração com várias plataformas de anúncio e de afiliados, fornecendo métricas e permitindo a gestão de tudo em um único lugar.

Conclusão

O principal objetivo aqui foi explicar a importância do uso das automações de marketing para quem deseja atuar em escala em seu negócio. Hoje em dia é quase impossível obter sucesso no mercado de marketing digital sem o uso dessas tecnologias. Já ensinamos em outro artigo sobre como vender na monetizze, sugiro a leitura pois está bem legal.

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